ABMRA: 65% dos brasileiros têm percepção positiva sobre o agronegócio
A maioria dos brasileiros tem uma percepção positiva sobre o agronegócio (65%). Essa é uma das conclusões da pesquisa “Percepções Sobre o Agro. O Que Pensa O Brasileiro”, divulgada nessa semana, durante o 14º Congresso de Marketing do Agro ABMRA. Utilizando critérios científicos de estatística, a pesquisa ouviu 4.215 pessoas distribuídas por todas as regiões […]
A maioria dos brasileiros tem uma percepção positiva sobre o agronegócio (65%). Essa é uma das conclusões da pesquisa “Percepções Sobre o Agro. O Que Pensa O Brasileiro”, divulgada nessa semana, durante o 14º Congresso de Marketing do Agro ABMRA.
Utilizando critérios científicos de estatística, a pesquisa ouviu 4.215 pessoas distribuídas por todas as regiões do Brasil, diversas faixas etárias e diferentes classes sociais.
No total da amostra, a maioria (65%) declarou ter uma atitude positiva em relação ao agronegócio. No extremo oposto, 22% indicaram que boicotariam o setor, enquanto 43% seriam neutros.
Um dos aspectos que mais influencia a percepção positiva do agro é a proximidade física e social com o setor.
Segundo Paulo Rovai, coordenador da pesquisa, quem já trabalhou (84%) ou tem parentes que trabalham no agronegócio (80%) tendem a avaliar o setor de maneira mais positiva.
Agronegócio admirado
O agro também está entre os setores mais admirados (68%), apenas abaixo de alimentos e bebidas (71%), tecnologia (70%) e atacado/varejo (68%) e acima de saúde (67%) e saneamento (66%), por exemplo.
Para Rovai, os recortes são importantes porque vão ao encontro aos objetivos da pesquisa, que pretende identificar o que o brasileiro pensa sobre o agronegócio para que os resultados norteiem um plano de comunicação entre o setor e a sociedade urbana.
“Com rigor científico, metodologia e base teórica sólida, a pesquisa tem a intenção de trazer à tona a mais próxima percepção que o brasileiro tem sobre o setor a fim de contribuir para o posicionamento dos diversos segmentos e atividades que o compõem para fortalecer a marca Agro no Brasil”, explicou.
Meio ambiente é ponto de atenção
A pesquisa também identificou que 43% tende a ser favorável, 24% é neutra e 33% tende a ser desfavorável ao agronegócio brasileiro. No grupo com visão crítica ao setor, a faixa etária de 30 a 59 anos destaca-se e aponta aspectos ambientais como a razão.
Para 38% das pessoas nesta faixa, o agro é um dos principais responsáveis pelos impactos ambientais no País, o dobro do total da amostra (19%). E para 31% deles, o setor faz uma má utilização dos recursos hídricos, quase o triplo do total da amostra (11%).
As perguntas da pesquisa foram aplicadas em uma amostra nacional para representar todos os estratos e perfis da sociedade brasileira, e realizada pela Brasil Panels – considerado o maior painel digital do País, com mais de 2 milhões de pessoas cadastradas e ativas.
Essa amostra seguiu as cotas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para gênero, idade, classe social (por faixa de renda familiar) e regiões geográficas.