Agropecuária sustentável é destaque na abertura do 2º Fórum Planeta Campo
União de entidades, governo e produtores rurais mostra que o agronegócio brasileiro é protagonista e parte da solução dos problemas ambientais.
O presidente do Canal Rural, Julio Cargnino, abriu a 2º edição do Fórum Planeta Campo, que reúne autoridades e especialistas em agropecuária sustentável do país. Ele destacou a importância da sustentabilidade ser cada vez mais debatida e ressaltou o crescimento que o projeto vem mostrando em pouco mais de um ano no ar “Unidos e engajados mostramos que o agronegócio brasileiro é protagonista e parte da solução das problemáticas ambientais. Hoje aqui, veremos isso”, ressalta.
Francisco Maturro, secretário de agricultura de São Paulo, comentou o avanço na análise do cadastro ambiental rural de cerca de 406 mil produtores rurais e a transição para o nova gestão. “Estamos fechando um ciclo de governo, mas vamos entregar para a próxima gestão um programa de estado para o agro paulista, olhando de frente para a sustentabilidade. Com esse recurso, vamos estabelecer parcerias para fazer crescer os investimentos e desenvolver mais soluções para o produtor rural. Nesse sentido, caminhamos para a sustentabilidade.”
Gilberto Xandó, CEO da JBS Brasil, parabenizou o Canal Rural pelo evento e todo o projeto Planeta Campo dizendo que “iniciativas como essa são primordiais para nós que temos o compromisso de alimentar o mundo de forma sustentável. Temos uma missão importante de alimentar 8 bilhões de pessoas, com o desafio de fazer isso respeitando o meio ambiente. Só assim, vamos garantir o planeta para as futuras gerações. Entendemos que é preciso auxiliar produtores para juntos percorrermos a estrada da produção sustentável. Estamos reforçando nossos investimentos em produção sustentável, um exemplo, é a economia circular. O que antes eram apenas resíduos, agora se tornou um negócio, como acontece na JBS Biodiesel e na Genu-in. Nosso objetivo é contribuir continuamente para uma agricultura e pecuária sustentável.”
Rogério Castro, CEO da UPL, destacou uma agricultura sustentável como o propósito da empresa “buscamos produzir alimentos saudáveis para um consumidor cada dia mais exigente. Para isso, precisamos trabalhar toda a cadeia produtiva. Fazemos tudo de forma associativa, com diversas iniciativas em busca de oferecer as melhores soluções sustentáveis. Manter a segurança alimentar só será possível por meio de uma agricultura sustentável. Destaco ainda a nossa recente parceria da UPL com a Copa do Mundo. Através do esporte levamos a mensagem da agricultura sustentável.”
Aurélio Pavinato, Diretor Presidente da SLC Agrícola, ressaltou que existe um espaço grande a ser conquistado no setor “ao longo das próximas décadas, temos que produzir mais alimentos e mais biocombustíveis. Outro desafio é comunicar o que está sendo feito para a sociedade compreender o importante papel do agronegócio como produtor de alimento e protagonista no caminho para a descarbonização do planeta. Nosso lema é impactar positivamente gerações futuras, sendo líder mundial em eficiência no negócio agrícola e respeito ao planeta.”