Projeto quer recompor parte da Mata Atlântica em SP
A ação tem potencial de sequestrar 29 milhões de toneladas de CO2 em 50 anos
O “Projeto AR Corredores de Vida” é uma parceria entre a Biofílica Ambipar Environment e o IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas) que visa formar corredores ecológicos a partir da restauração da vegetação natural da Mata Atlântica. A proposta quer promover a conectividade entre os fragmentos florestais remanescentes em 75.000 hectares de áreas degradadas na região do Pontal do Paranapanema, no Oeste Paulista.
A ação tem potencial de sequestrar 29 milhões de toneladas de CO2e em 50 anos. Além disso, o projeto irá gerar créditos de carbono através da certificação Verified Carbon Standard (VCS).
- Mata Atlântica Tem água De Boa Qualidade Em 6,9% Dos Rios
- Mata Atlântica Abriga Mais Da Metade Dos Animais Ameaçados De Extinção No Brasil
Além de promover benefícios para o clima e biodiversidade, o Corredores de Vida terá diversos benefícios às comunidades locais através da promoção de atividades de educação ambiental, elaboração de cursos, geração de emprego e renda e incentivos à implantação de viveiros de mudas florestais, que serão compradas em grandes quantidades para a realização dos plantios do projeto.
“Já conseguimos replantar cerca de quatro milhões de árvores, cerca de 2.200 hectares. Esse projeto promove impactos positivos principalmente no longo prazo. Nossa previsão é de que até 2040, consigamos chegar aos 75.000 hectares, diz Soraya Pires diretora de novos negócios da Ambipar
Em alinhamento com a certificação VCS, esse escopo será certificado pelo padrão Climate, Community & Biodiversity (CCB).
Os créditos de carbono gerados através da remoção de CO2e da atmosfera pelo plantio de árvores nativas serão comercializados no mercado voluntário para compensar as emissões dos clientes da Ambipar.
“O investidor entra com o dinheiro para a recuperação das áreas degradadas e nós damos em troca os créditos de carbono” explica Pires.