Brasil ainda enfrenta desafios quanto a rastreabilidade
Um dos grandes problemas da rastreabilidade é garantir que as informações cheguem ao público de maneira clara e transparente
A rastreabilidade na cadeia produtiva da pecuária é um desafio pelo qual o Brasil vendo sendo bastante cobrado.
O mercado consumidor quer saber se ao longo da vida, desde o nascimento do bezerro até o abate, esses animais não passaram por áreas de desmatamento ou por fazendas relacionadas a questões sensíveis, como o trabalho escravo, por exemplo.
O grande problema é garantir que essas informações cheguem ao público. O gado pode passar por diversas propriedades ao longo do ciclo de produção.
Por isso a Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável lançou na última semana um documento com propostas para solucionar esse desafio.
“O Brasil está passando por uma mudança grande com esse desafio da rastreabilidade. Temos exigências internacionais principalmente com relação a exportação, é algo que está sendo cada vez mais cobrado”, diz Aécio Flores coordenador do GT de Rastreabilidade do GTPS.
Ainda segundo ele, é essencial que haja um banco de dados com informações sobre esses animais para que a pecuária se torne cada vez mais transparente.
“Além desse banco de dados, é necessário sempre que o produtor tenha a Guia de Trânsito Animal em dia, já que sem ela a rastreabilidade não pode ser feita de maneira clara.”