Brasil ainda precisa de união da cadeia produtiva em prol da sustentabilidade
Um dos pontos a serem melhorados dentro da cadeia produtiva é a rastreabilidade que continua sendo uma questão grande principalmente para o consumidor final
A importância da união de diferentes setores e elos da cadeia produtiva para que o Brasil continue evoluindo em questões como a mitigação dos gases de efeito estufa e o combate ao desmatamento ilegal é gigante. Mas como essa colaboração pode acontecer na prática?
De acordo com Isabella Freire co-diretora da América Latina da ProForest, organização que auxilia empresas a fazerem uma transição para uma agricultura sustentável, a cadeia produtiva precisa entender os desafios que o produtor vem enfrentando indo em sua propriedade e analisando quais são suas dificuldades diante de questões sustentáveis.
“Precisa colocar os atores para conversar entre si. Tem de estabelecer um objetivo comum, as metas, os prazos e principalmente entender a situação que aquele produtor está inserido.”
Falando do consumidor final, uma das principais questões que Freire destaca é a da rastreabilidade.
“O consumidor quer saber de onde está vindo o produto que ele compra, se não há desmatamento por trás, se foi produzido de forma sustentável. Uma organização que auxilia muito nessa questão, principalmente na pecuária é o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) que colabora diretamente com a cadeia produtiva.”