Brasil tem potencial de arrecadar 70 a 100 bilhões de dólares em receitas de crédito de carbono, diz relatório
O dado está presente no 1º Relatório Anual sobre mercado de carbono divulgado pela CCS Brasil
A CCS Brasil, organização sem fins lucrativos que visa estimular as atividades ligadas à Captura e Armazenamento de Carbono (CCS) no país, divulga nesta terça-feira (16), o 1º Relatório Anual sobre o cenário desse segmento no Brasil.
O documento, que será lançado ao público em uma live a partir das 18 horas no canal EPBR, apresentará números inéditos sobre as possibilidades relativas ao mercado de CCS no país, incluindo as perspectivas anuais sobre quantas toneladas de CO2 podem ser retiradas da atmosfera, setores e regiões mais poluentes e aqueles com maior potencial para a captura e armazenamento de carbono.
O objetivo do relatório é oferecer um panorama completo sobre a atividade, inclusive com cases e exemplos de utilizações já existentes, como o CCS aplicado à produção de bioenergia (BECCS) e de hidrogênio azul além de detalhes como melhores locais e possibilidades relativas ao transporte e ao armazenamento do carbono no solo.
“O relatório apresenta dados e informações exclusivas coletados a partir de estudos e análises sobre o cenário do CCS, sobre as características das regiões e dos setores produtivos. O documento é uma ótima fonte não apenas para a consulta como para o desenvolvimento de todo o mercado de CCS e pode colaborar para a sua expansão, além de elaboração de políticas públicas favoráveis ao segmento”, explicam Isabela Morbach e Nathalia Weber, cofundadoras da CCS Brasil.
O relatório também foi apresentado em dois importantes eventos para CCS em Houston, no Texas, Estados Unidos (ambos fechados para convidados). O primeiro deles, o AAPG CCUS Conference, ocorreu de 25 a 27 de abril, e contou com a presença de especialistas com foco em armazenamento de CO2.
O segundo em que o Relatório foi apresentado é o Offshore Technology Conference, tradicional evento de tecnologias principalmente do setor de energia de aplicação offshore, que foi realizado entre 1° e 5 de maio.
Relatório: resultados
Isabela Morbach advogada e cofundadora da CCS Brasil revelou a partir dos dados presentes no relatório que o Brasil tem potencial de arrecadar 70 a 100 bilhões de dólares em receitas de crédito de carbono, só com o potencial de captura de CO2.
“Esses dados mostram como o Brasil pode ser pioneiro dentro desse mercado. Já somos um país que preza muito pela diminuição das emissões de CO2, o que precisa agora é capitalizar em cima disso e conseguir gerar lucro através dos créditos de carbono”.
Outro dado interessante a ser citado é o fato do Sudeste concentrar 48% das oportunidades de captura de CO2. Desse número, 40 toneladas são provenientes apenas de São Paulo.
“Por ser um polo industrial e uma das principais cidades do país, as emissão acabam ser grandes. Por isso, é muito importante que São Paulo se movimente nesse sentido para poder reduzi-las e comece a investir em créditos de carbono”.