Mato Grosso busca modelos de gestão hídrica para expansão da irrigação no estado

Estudo revela potencial de crescimento da área irrigada em Mato Grosso e visita técnica ao Nebraska traz insights para a gestão de recursos hídricos

Mato Grosso, com capacidade para irrigar quase 4 milhões de hectares, está em busca de modelos de gestão hídrica que possam ser implementados no estado.

Uma recente visita técnica realizada pela Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir-MT) ao Nebraska, nos Estados Unidos, trouxe insights valiosos para a gestão de recursos hídricos.

De acordo com o estudo em parceria com especialistas, o Brasil possui um potencial efetivo de expansão de 13,6 milhões de hectares na área irrigada, sendo que Mato Grosso tem capacidade para aumentar sua área irrigada para até 3,9 milhões de hectares.

Tecnologia No Campo, Irrigação, Mato Grosso

Foto: Envato

Gestão hídrica

Durante a visita, representantes da Aprofir-MT conheceram o Nebraska Association of Resources Districts (Nard), órgão responsável pela regulamentação e proteção dos recursos hídricos no estado.

O grupo visitou o distrito de The Upper Big Blue Natural Resources District em York, onde puderam observar o modelo de gestão hídrica adotado.

O presidente da Aprofir-MT, Otávio Palmeira, destacou a importância de compreender o funcionamento desse modelo e adaptá-lo à realidade de Mato Grosso. O modelo da região envolve uma gestão eficiente, com a junção do setor público e privado, onde a administração tem caráter privado, mas os recursos são da esfera pública.

O diretor geral do distrito The Upper Big Blue Natural Resources District, David Eigenberg, explicou o trabalho do instituto em York. O Nard foi criado em 1972 e regulamenta o uso de água subterrânea e de superfície no estado. Eigenberg ressaltou que o modelo de gestão hídrica adotado no Nebraska é um exemplo de sustentabilidade e funciona de forma eficiente.

Perspectivas futuras

A visita técnica ao Nebraska proporcionou insights valiosos para a gestão de recursos hídricos em Mato Grosso. O estado está se preparando para expandir sua área irrigada e adotar modelos eficientes de gestão.

A experiência adquirida no exterior será fundamental para o desenvolvimento de estratégias e políticas voltadas para a irrigação sustentável no estado.

Por Viviane Petroli (Canal Rural MT) com edição de Guilherme Nannini