‘Carne brasileira não depende do desmatamento ilegal’ diz Luiza Bruscato
Em Berlim, Bruscato ainda discutiu com representantes do Ministério da Agricultura alemão sobre as diretrizes e impactos do Pacto Verde Europeu na produção orgânica alemã e brasileira
No último mês, a Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (MBPS) participou da Land & Carbon Lab’s – 2023 Summit, em Bruxelas, na Bélgica. Na ocasião, a diretora executiva da MBPS, Luiza Bruscato, integrou o painel “Breaking Barriers in Grassland Monitoring”, que discutiu o papel das pastagens nas metas climáticas globais e soluções para o monitoramento dessas áreas.
Bruscato enfatizou que a produção de carne brasileira não depende do desmatamento ilegal e que pastagens bem manejadas contribuem não só para a rentabilidade das fazendas, mas também têm o potencial de mitigar as emissões de gases de efeito estufa. Esses fatores, segundo ela, tornam o setor agropecuário brasileiro competitivo no cenário internacional, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.
Aproveitando a oportunidade, a executiva convidou os participantes do evento a pensar sobre como a informação científica pode impactar positivamente os trabalhadores rurais e ajudá-los nos processos de transformação necessários para combater as mudanças climáticas.
Evento
Ao longo dos três dias do evento, mais de 600 participantes se reuniram para compartilhar conhecimento e debater oito macro temas, como a recuperação da paisagem local, prevenção de crimes contra o meio ambiente e melhoria da gestão de terras liderada pela comunidade.
A participação da MBPS na cúpula foi um convite do World Resources Institute (WRI) e do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG). O evento é considerado a principal conferência global para profissionais praticantes, legisladores e inovadores que buscam utilizar dados geoespaciais para atingir as metas de clima, natureza e desenvolvimento sustentável estipuladas para a década.
Além da participação na Land & Carbon Lab’s – 2023 Summit, a MBPS também foi convidada pelo Diálogo Agropolítico Brasil-Alemanha (APD) para um intercâmbio em Berlim, no último mês. Durante a semana, a diretora executiva da entidade, Luiza Bruscato, representou a organização em uma série de diálogos sobre os impactos do Green Deal da União Europeia na agropecuária brasileira.
Em Berlim, Bruscato também discutiu com representantes do Ministério da Agricultura alemão sobre as diretrizes e impactos do Pacto Verde Europeu na produção orgânica alemã e na brasileira.
“Ambos os eventos reforçam o compromisso da MBPS em participar de missões internacionais para posicionar a agropecuária brasileira como aliada das questões climáticas e garantir mercado para o produto brasileiro no futuro”, finalizou.