Uso eficiente da terra fortalece cadeia de valor da pecuária brasileira
O produtor rural desempenha um papel fundamental no avanço das práticas sustentáveis na pecuária
O uso eficiente da terra na produção pecuária é um fator essencial para a melhoria da sustentabilidade e o fortalecimento da cadeia de valor da pecuária brasileira.
Para alcançar esse objetivo, a colaboração entre os diferentes elos da cadeia é de extrema importância, visando a implementação de estratégias conjuntas que conduzam a práticas mais sustentáveis.
Papel do produtor rural
O produtor rural desempenha um papel fundamental no avanço das práticas sustentáveis na pecuária.
Sua contribuição envolve trazer dados de produção, desafios e oportunidades do campo para o desenvolvimento de soluções inovadoras e eficientes de monitoramento. Ao testar práticas e manejo inovadores, o produtor atua de forma ativa na busca por soluções mais sustentáveis.
“É essencial estabelecer uma comunicação fluida entre os diversos atores que estão ali envolvidos e especialmente com os produtores, então trazer isso mais regionalizado e encontrar uma forma de traduzir esses dados para os produtores rurais e técnicos de campo pode ser a solução para preencher essa lacuna entre a pesquisa científica e as práticas do campo,” complementou Nathália Teles, pesquisadora e coordenadora de campo no LAPIG.
Colaboração
Indústria, varejo e produtores rurais têm trabalhado juntos nos últimos anos para desenvolver sistemas de geomonitoramento que garantam produtos sustentáveis e legalmente produzidos para os consumidores.
A colaboração entre esses atores visa disponibilizar produtos que atendam tanto às demandas sanitárias quanto ambientais dos consumidores.
Alinhamento entre produção pecuária e consumo de dados
Um aspecto chave para promover a sustentabilidade na pecuária é o alinhamento entre a produção de dados de monitoramento e o consumo desses dados pelo setor.
Estabelecer protocolos unificados para concentrar informações agregadas e garantir o acesso transparente a essas informações é fundamental para a eficácia e transparência no setor.
Papel dos órgãos de pesquisa
Já os órgãos de pesquisa desempenham um papel vital na disseminação de informações para todos os atores envolvidos na pecuária. No entanto, é essencial que os pesquisadores saiam de seus escritórios e colaborem uns com os outros na análise dos dados.
Uma comunicação fluida entre todos os envolvidos é fundamental para traduzir os resultados da pesquisa em práticas de campo.
O Grupo de Trabalho (GT) de Terra trouxe termos de compromisso para os setores produtivo e frigoríficos, visando engajar e harmonizar esses atores na implementação de práticas para o uso eficiente da terra. Esses compromissos representam passos importantes para a busca por uma pecuária mais sustentável e responsável.