Brasil é vanguarda na produção e exportação de couro
As exportações de couro totalizaram quase 600 milhões de dólares no primeiro semestre deste ano, marcando um aumento de 6,9% em junho em comparação com 2022.
O couro é um dos materiais mais antigos usados pela humanidade, com registros de seu uso datando de mais de 5 mil anos. O Brasil desempenha um papel de protagonismo na produção e exportação desse produto versátil e valioso.
As exportações de couro totalizaram quase 600 milhões de dólares no primeiro semestre deste ano, marcando um aumento de 6,9% em junho em comparação com 2022.
Características
O couro brasileiro é conhecido por suas características distintas: resistência, durabilidade e sustentabilidade. Roupas e acessórios de couro sempre estiveram associados à ideia de luxo e elegância na moda. No entanto, por trás dessa beleza, a qualidade é o segredo. A durabilidade é resultado da qualidade, e essa é uma das características que fazem a produção brasileira se destacar no comércio mundial.
Kim Sena, gerente de sustentabilidade da JBS Couros, uma das principais marcas nacionais com grande participação no mercado internacional, destaca a atenção dada a esse diferencial. O Brasil não apenas se concentra na qualidade, mas também na responsabilidade socioambiental da produção. Para Kim Sena, a importância reside em garantir um rastro completo e atender às preocupações de responsabilidade social dos consumidores em todo o mundo.
“Nosso objetivo foi tornar acessível ao público tudo o que já produzíamos. Antes, nossos produtos estavam nas mãos de diversos parceiros, e cada tipo específico de couro era usado por diferentes indústrias, seja para a fabricação de cintos, carros, sofás e muito mais. O que conseguimos fazer foi centralizar toda essa diversidade em nossas mãos, simplificando a vida do consumidor. Contudo, mais importante do que isso foi garantir a total rastreabilidade e a responsabilidade social em todo o processo. Isso nos permitiu entender as necessidades e preocupações dos consumidores”
Liderando a exportação de couro
Alguns estados brasileiros se destacam nesse mercado dinâmico. O estado do Rio Grande do Sul lidera as exportações de couros e peles, seguido por Paraná e São Paulo.
Contudo, cerca de 80% da produção brasileira é destinada ao mercado internacional. Os três maiores destinos para o couro brasileiro são China, Estados Unidos e Itália, que juntos representam cerca de 60% das exportações do país.
O couro é mais do que um produto, que, com inovação e responsabilidade, continua a prosperar no Brasil, fazendo do país uma referência global na produção e exportação desse material.