Previsão do Tempo: transição do verão para o outono pode trazer impactos na agricultura
O meteorologista Arthur Muller, do Canal Rural, explica como a transição do El Niño para a La Niña afetará as diferentes regiões do país nos próximos meses
Com o verão chegando ao fim, a nova estação traz consigo a perspectiva de mudanças climáticas significativas no Brasil.
O meteorologista Arthur Muller, do Canal Rural, explica como a transição do El Niño para a La Niña afetará as diferentes regiões do país nos próximos meses.
No Nordeste, a chuva ainda persiste, mesmo com o enfraquecimento do El Niño. Em fevereiro, volumes acima da média foram registrados em diversos estados, como Maranhão, Bahia e Piauí. Essa situação deve continuar nos próximos três meses, com acumulados de até 800 mm em algumas áreas.
No Centro-Oeste, a chuva diminui a partir da segunda semana de abril. Isso preocupa os produtores que estão plantando o milho safrinha, pois a falta de umidade na fase final do ciclo da cultura pode prejudicar a produtividade.
No Sul, a tendência é de seca no segundo semestre do ano, com a volta da La Niña. Essa situação pode atrapalhar os trabalhos em campo, principalmente no Rio Grande do Sul, que está na fase final da colheita da soja. Os produtores devem se preparar para acelerar os trabalhos nas próximas semanas, antes que as chuvas comecem.
Arthur Muller destaca que, apesar das previsões, o clima é um sistema complexo e pode sofrer alterações.
“Por isso, é importante que os produtores se mantenham informados e monitorem as condições climáticas com frequência para tomar decisões assertivas”.