Feira consolida Compromisso com Tecnologia e Sustentabilidade no Agro Maranhense
O ambiental, o social e a governança entraram em cena, demonstrando um compromisso cada vez maior com a sustentabilidade no estado maranhense.
A 20ª edição do Agrobalsas chegou ao fim encerrando uma semana repleta de atividades, negócios e debates sobre as inovações e o futuro do agronegócio. Além de ser um espaço para a promoção de novas tecnologias e práticas agrícolas, a feira também se destacou por sua agenda ESG. O ambiental, o social e a governança entraram em cena, demonstrando um compromisso cada vez maior com a sustentabilidade e responsabilidade social no estado maranhense.
Desde sua abertura, o evento foi palco de discussões sobre a importância da agricultura sustentável e a necessidade de conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente. Palestras, workshops e painéis abordaram temas como a soja RTRS, que é um padrão de produção com requisitos de boas práticas agrícolas, a segurança alimentar e os ODS da ONU (Organização das Nações Unidas), conflitos mundiais nos impactos no agronegócio nacional, desenvolvimento da agropecuária, mitigação de impactos ambientais, até visitas de escolas, o segundo workshop da agricultura familiar e responsabilidade social no campo.
Para o presidente da FAPCEN, Paulo Kreling, a feira proporciona aumento de produtividade e eficiência no campo. “Envolveu todos os segmentos do setor. Uma feira diferenciada no Social. Tivemos o casamento comunitário de 100 casais, É uma feira diferenciada que envolveu toda a agenda ESG: o social, ambiental e a governança”.
Inovação e Tecnologia
Inclusive, foi a busca por resultados melhores em sua propriedade que motivou o produtor rural Antônio Teles a viajar 150 km para visitar o agrobalsas. “Hoje no Agrobalsas eu vom procurar informação sobre cerca elétrica. Ano passado nós aprendemos aqui sobre a silagem. É a terceira vez que estamos colocando em prática”.
O produtor de ovinos também reconheceu a importância da assistência técnica que aumentou a sua produtividade em 67% “A visita técnica do SENAR com o veterinário ajudou muito. Mudamos a gestão na propriedade com essa assistência e tecnologia. Melhorou muito”, disse.
Assim como Antônio Teles, a agricultora familiar Maria José Lima da Silva também encontrou na feira uma ferramenta de inovação e conhecimento. Ela faz parte do assentamento São José, que fica a 70 km da região de Balsas. Ela é responsável por produzir arroz, feijão, macaxeira e milho. “Eu acho muito interessante, pois eu aprendo aqui e levo para lá. Somos focados em melhorar a nossa produção”, afirmou.
Inovação e Tecnologia
Além das questões relacionadas à sustentabilidade, a Agrobalsas 2024 também ofereceu uma ampla gama de atividades voltadas para a inovação e tecnologia no campo. Empresas expositoras apresentaram soluções digitais, drones agrícolas, sistemas de monitoramento e outras tecnologias de ponta, demonstrando como a agricultura está se tornando cada vez mais conectada e eficiente.
Os negócios também estiveram em alta durante a feira, com produtores rurais, empresários e investidores fechando acordos e parcerias estratégicas para impulsionar o crescimento do setor.
Para José Antônio Gorgen, presidente da Gess S. A. a feira é uma oportunidade de ter contato com tudo o que há de mais moderno no setor. “O Agrobalsas se consolidou como um ambiente para a realização de negócios, oferecendo oportunidades únicas de networking e acesso a novos mercados”, comentou.
Com o encerramento desta edição, fica a certeza de que o agronegócio brasileiro está trilhando o caminho da sustentabilidade e inovação. Enquanto isso, os participantes levam consigo não apenas os frutos de negócios realizados, mas também a inspiração e o compromisso de construir um futuro mais sustentável e inclusivo para o campo brasileiro.