Produtores e pesquisadores apresentam avanços da agricultura regenerativa no 2º Workshop Regenera Cerrado

O evento, que será realizado no dia 29 de agosto em Rio Verde-GO, destacará os impactos das práticas regenerativas na produção agrícola, com palestras e debates focados em sustentabilidade e eficiência no campo.

No próximo dia 29 de agosto, produtores rurais, pesquisadores, e profissionais do agronegócio se reunirão em Rio Verde, Goiás, para o 2º Workshop do Projeto Regenera Cerrado. O evento, que acontecerá no auditório Jatobá do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), será uma oportunidade única para acompanhar os resultados científicos mais recentes sobre a aplicação de práticas de agricultura regenerativa nas fazendas do sudoeste goiano.

Voltado para um público diversificado, que inclui desde agricultores até estudantes e pesquisadores, o workshop trará palestras de renomados especialistas de instituições brasileiras que estão à frente das pesquisas realizadas no âmbito do Projeto Regenera Cerrado. Os participantes poderão entender, com base em evidências científicas, como as práticas regenerativas podem impactar positivamente na qualidade do solo, controle de pragas, preservação da biodiversidade e redução dos custos de produção.

Whatsapp Image 2024 08 09 At 17.00.22 | Planeta Campo

Um dos destaques do evento será a palestra magna conduzida por Eduardo Martins, presidente do Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), que abordará a liderança do Brasil no uso de bioinsumos e discutirá as implicações da nova lei de agrotóxicos. Além disso, o painel sobre economia contará com a participação de Erick Van Den Broek, da Fazenda Tropical, que compartilhará sua experiência sobre os impactos financeiros das práticas regenerativas em comparação aos métodos tradicionais.

O Projeto Regenera Cerrado, iniciado em 2022 pelo Instituto Fórum do Futuro, com o patrocínio da Cargill e execução operacional do Instituto BioSistêmico (IBS), tem como missão disseminar técnicas de agricultura regenerativa que possam servir de modelo escalável para a produção de soja e milho no Brasil e no mundo. A iniciativa conta com a colaboração de 9 instituições nacionais e 12 fazendas da região de Rio Verde.

Com vagas limitadas, o workshop é gratuito e está com inscrições abertas. Interessados em participar devem garantir sua presença o quanto antes. A programação completa e mais informações estão disponíveis no site do evento.