Conexão do agro com a cidade é essencial para alavancar reputação da produção rural
Especialistas defendem que é preciso furar bolhas e se aproximar do público urbano
É consenso da cadeia produtiva que o processo de potencializar o agronegócio brasileiro passa por melhorar a sua reputação com o público urbano através da comunicação. A pesquisa “Percepções Sobre o Agro. O Que Pensa o Brasileiro”, desenvolvida pelo Movimento Todos A Uma Só Voz e capitaneado pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA), mostrou que sete a cada 10 brasileiros têm uma atitude positiva em relação ao agro e que o agro é um dos setores mais admirados.
Para debater esse cenário de desafios comunicacionais da porteira para fora, o Fórum Planeta Campo, que ocorreu nesta quarta-feira (30/10), em São Paulo (SP), convidou especialistas no assunto que compartilharam suas visões. Ricardo Nicodemos, presidente da ABMRA, mostrou mais detalhes da pesquisa que alcançou 4.215 respondentes em todos os estados do Brasil, em todas as faixas etárias. “O que nos chama atenção é que daqueles 30% que se declaram desfavoráveis ao agro, 51% são jovens entre 15 e 29 anos”, explicou.
Por isso, a partir do estudo, foram iniciados trabalhos para a construção do planejamento da campanha “Marca Agro Brasil”. Foram formados 10 conselhos consultivos com 10 pessoas, que se uniram para formular processos e guidelines da iniciativa. “Todo esse projeto foi baseado em pesquisa, descartamos achismos. Para fortalecer o agro, precisamos do apoio e da união de todos”, finalizou Nicodemos.
É essa ideia de união e o desafio da conexão que guiou a participação da diretora de estratégia da Lew’Lara\TBWA, Raquel Messias, no evento. A diretora destacou que para se conectar, é necessário haver interesse mútuo. “Mas muitas vezes o agro se comunica com o próprio agro. Precisamos estourar essas bolhas e se comunicar com a população em geral”, reforçou. Raquel também defendeu a ideia de fortalecer uma marca forte para o agronegócio, para se aproximar dos diferentes públicos de forma setorial.
Na visão da diretora Executiva de Assuntos Corporativos da JBS, Marcela Rocha, quando se observa o papel do setor, “ficamos conscientes do tamanho do desafio que carregamos para a promoção do agro brasileiro”. Para a diretora, se esse assunto não é debatido, corre-se o risco do pequeno produtor não conseguir fazer a transição para uma economia mais produtiva e que emita menos poluentes.
“Quando premiamos uma boa iniciativa, quando ajudamos o produtor a regularizar sua terra, quando o produtor rural coloca a cara para dizer o que está fazendo, muda tudo”, afirmou.