COP30

Embrapa encerra circuito 'Diálogos Pelo Clima' com foco na Mata Atlântica

Evento destaca práticas regenerativas e a importância da agricultura sustentável na construção das propostas que serão levadas à COP30

mata atlântica
Foto: Carlos Joly/ Unicamp

O estado de São Paulo recebe, nesta quarta-feira (8), o último encontro do circuito Diálogos pelo Clima, promovido pela Embrapa em preparação para a COP30. O evento encerra uma jornada que percorreu os principais biomas do país e, desta vez, traz a Mata Atlântica como foco das discussões.

Entre os temas em destaque estão a agricultura regenerativa, a conservação dos recursos hídricos, o uso de bioinsumos e a inclusão digital e socioprodutiva no campo. De acordo com diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da Embrapa, Ana Euler, o objetivo é fortalecer o papel do Brasil como liderança em sustentabilidade.

Além disso, o evento acontecerá para consolidar propostas discutidas nos encontros anteriores, realizados em regiões como Cerrado, Pantanal, Amazônia, Pampa e Caatinga, em um documento nacional que será entregue à presidência da COP30.

“A agricultura brasileira é observada pelo mundo inteiro. O setor já lidera o uso de bioinsumos e tem mostrado que é possível produzir com equilíbrio ambiental e social”, afirma.

O encontro contará com a presença de CEO da COP30, Ana Toni e do embaixador André Corrêa do Lago, além do climatologista, Carlos Nobre e representantes de diversos setores da agropecuária. As discussões resultarão em uma carta de recomendações que será apresentada durante a conferência internacional.

Localização do evento

O evento, com foco no bioma da Mata Atlântica, acontece no Cubo Itaú, em São Paulo, e reforça a importância da integração entre biomas, ciência, tecnologia e políticas públicas para uma transição efetiva rumo a um modelo de agricultura mais sustentável e resiliente.