Áreas protegidas: preservam o meio ambiente e dão lucro ao produtor
Área de Proteção Ambiental (APA) é uma extensa área natural destinada à proteção e conservação dos atributos bióticos (fauna e flora), estéticos ou culturais ali existentes, importantes para a qualidade de vida da população local e para a proteção dos ecossistemas regionais.
Por definição, a Área de Proteção Ambiental (APA) é uma extensa área natural destinada à proteção e conservação dos atributos bióticos (fauna e flora), estéticos ou culturais ali existentes, importantes para a qualidade de vida da população local e para a proteção dos ecossistemas regionais.
O objetivo principal de uma APA é a conservação de processos naturais e da biodiversidade, através da orientação, do desenvolvimento e da adequação das várias atividades humanas às características ambientais da área.
Em Mato Grosso, uma fazenda tem esta preocupação e está dedicando uma área para preservação da fauna e da flora. Segundo Rafael Belle, gerente da Fazenda Paiaguás, “estamos iniciando um projeto dentro dessa área de reflorestamento de 30 hectares e a intenção é fazer uma reposição com espécies nativas e reflorestamento dentro de 4, 5 anos colhendo os frutos desse processo”, explicou.
Assista a matéria na íntegra:
Sequestro de carbono
O analista ambiental da SLC Agrícola, Fabrício Steffens, trabalha no projeto de reflorestamento da Fazenda Paiaguás e explica que o projeto desenvolvido na propriedade também irá se expandir em outras 15 unidades, pois tem um potencial de sequestro de carbono muito significativo. “A área de 30 hectares tem potencial de sequestro de 2.500 toneladas de carbono”, disse.
As mudas para o reflorestamento são produzidas na própria unidade, nas áreas protegidas. No local, é proibido pescar ou caçar e o monitoramento para garantir a segurança é constante. nos próximos anos, mais de mil hectares de todas as fazendas do grupo serão reflorestadas. O inventário da emissão de carbono começou a ser feito em 2017.
Assista o programa na íntegra: