Governo mineiro lança Plano de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica
Documento prevê um diagnóstico do bioma em Minas, com ações de regularização, fiscalização e incentivo à agricultura sustentável e proteção à fauna.
O Instituto Estadual de Florestas (IEF) lançou nesta quarta-feira (5/1), durante Webinar Especial IEF 60 anos, o Plano Estadual de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, resultado da parceria do IEF com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O documento prevê o desenvolvimento de um diagnóstico do bioma em Minas Gerais, com ações de recuperação, regularização e fiscalização ambiental, além de incentivo à agricultura sustentável e proteção da fauna, a serem implantados nos próximos cinco anos.
De acordo com o gerente de Recuperação Ambiental e Planejamento da Conservação de Ecossistemas do IEF, Thiago Gelape, o Plano Estadual de Preservação da Mata Atlântica deverá estabelecer uma interface com o Programa de Regularização Ambiental (PRA), mantido pelo governo federal e gerido pelo IEF em Minas.
“O PRA tem por objetivo estimular a regularização de imóveis rurais via recuperação/restauração de Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL) e Uso Restrito (AUR), promovendo uma economia voltada à restauração de áreas verdes no estado. Dessa forma, o programa está diretamente relacionado às ações previstas no Plano Estadual de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica”, explica o gerente.
Referência
Na abertura do evento, que marcou as comemorações dos 60 anos de existência do IEF, a diretora-geral do órgão, Maria Amélia Mattos, ressaltou a importância do Instituto e como ele se tornou referência para o desenvolvimento sustentável por meio da execução de suas políticas florestais e de proteção à biodiversidade em Minas. Ela também parabenizou os servidores do IEF e todos aqueles que participaram da história dele nessas seis décadas. “Muito já foi realizado ao longo desses anos e muitas outras conquistas virão, sempre a partir do trabalho conjunto e do empenho pessoal de cada um de nós. Vida longa ao IEF”, frisou.
Na oportunidade, também foi lançado oficialmente o hotsite IEF 60 anos. A página reúne um conteúdo exclusivo, com reportagens especiais, vídeos, depoimentos de servidores, além de uma linha do tempo com a história do Instituto desde sua fundação, em 1962.
Com informações da Agência Minas.