Estudo mostra diferença entre metas e ações de sustentabilidade nas empresas
Pesquisa da IBM revela que 72% das empresas possuem metas relacionadas as emissões de carbono, mas há lacunas para realizá-las
Apesar da sustentabilidade ocupar um lugar central nas estratégias de negócios, um recente estudo do IBM Institute for Business Value (IBV) revelou que 72% das empresas possuem uma meta de emissões de carbono líquido zero, mas para muitas dessas organizações existe uma lacuna entre definir metas de sustentabilidade ambiental e tomar medidas para realizá-las.
O novo estudo, feito com quase 2 mil executivo, em 32 países, em indústrias orientadas para a manufatura, mostra que as organizações estão priorizando as metas de sustentabilidade, mas também enfrentando desafios na execução de suas estratégias.
Principais resultados na América Latina
A sustentabilidade assumirá um maior destaque nos próximos três anos:
59% das organizações pesquisadas veem a sustentabilidade ambiental como uma de suas principais prioridades no futuro, em comparação com 38% que já mencionam como prioridade hoje.
Somente 49% das que veem o tema como uma prioridade conseguem alcançar suas metas ambientais.
Há uma lacuna entre intenção e ação em tornar os negócios sustentáveis:
86% das organizações pesquisadas na região possuem uma estratégia sobre o tema como uma de suas prioridades.
No entanto, somente 37% das empresas na América Latina tomaram ações para atingir seus objetivos ambientais.
O custo do impacto ambiental é um obstáculo:
Até 7 entre 10 empresas na região antecipam que o custo das mudanças ambientais impacte negativamente seus negócios, enquanto apenas 1% considera tais mudanças como uma oportunidade positiva para seus negócios.
Soluções de tecnologia podem ajudar:
Mais da metade das organizações pesquisadas na América Latina veem que a IoT (56%), os dispositivos móveis (52%) e a nuvem híbrida (50%) são importantes para promover seus objetivos de sustentabilidade.
70% dos executivos em todo o mundo considerados pioneiros no mercado estão usando a nuvem híbrida para promover seus objetivos na área.
Os maiores obstáculos para o avanço dos objetivos de sustentabilidade são claros para as empresas:
Executivos na região destacam dificuldades como barreiras tecnológicas (35%), resistência do cliente (33%), barreiras regulamentares (31%) e falta de dados/ informação (29%).
Além disso, a restruturação da cadeia de suprimentos (55%), perda de competitividade no preço (52%) e maiores custos operacionais (51%) são as principais preocupações dos executivos.
A sustentabilidade está pronta para definir uma nova agenda corporativa e recalibrar o relacionamento entre negócios e sociedade.
Ao adotar tecnologias como a nuvem híbrida e a inteligência artificial, empresas podem começar a dar o primeiro passo em direção a acelerar a transformação digital que ajudará a alinhar seus objetivos de sustentabilidade às suas estratégias de negócio.
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Fonte: Associação Brasileira de Automação