MEDIDA DE PROTEÇÃO

Aplicativo reduz riscos às abelhas e impulsiona produção sustentável

Ferramenta mapeia áreas e apiários, permitindo que produtores informem com antecedência a aplicação de defensivos agrícolas

Aplicativo; abelha
Foto: Pixabay

O Brasil avança em uma das pautas mais relevantes para a segurança alimentar global, a proteção das abelhas, responsáveis pela polinização de mais de 70% das culturas agrícolas.

Desde 2017, o aplicativo Colmeia Viva, desenvolvido pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), vem promovendo a convivência harmoniosa entre agricultores e apicultores, reduzindo drasticamente incidentes durante pulverizações agrícolas.

Disponível gratuitamente para Android e iOS, o aplicativo mapeia áreas produtivas e apiários, permitindo que produtores rurais informem com antecedência a aplicação de defensivos agrícolas.

Segundo a bióloga e analista do Sindiveg, Isabela Rivato, ferramenta emite alertas para apicultores em um raio de 6 a 10 quilômetros, garantindo que medidas de proteção das colmeias sejam tomadas, como o fechamento das entradas das abelhas ou a remoção temporária dos apiários.

“A polinização aumenta a produtividade e a qualidade dos alimentos. O Colmeia Viva cria um canal de diálogo que preserva as abelhas e reforça os compromissos ambientais da agricultura brasileira”, afirma Isabela Rivato.

Com a recente atualização visual e de usabilidade, o aplicativo está mais intuitivo e acessível, reforçando o compromisso do setor produtivo com uma agricultura sustentável, baseada em boas práticas e respeito à biodiversidade.

Sair da versão mobile