Veja 5 motivos para manter o solo saudável no campo, segundo a ONU
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura listou cinco benefícios que o solo saudável pode proporcionar ao campo e à lavoura.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) listou cinco benefícios que o solo saudável pode proporcionar ao campo e à lavoura.
Na prática, manter a saúde do solo é manter o sistema vivo.
Com ele, é possível ter uma biodiversidade de organismos que ajudam a controlar doenças de plantas, insetos e pragas, e ainda reciclar nutrientes das culturas.
Isso sem contar na redução da emissão de carbono, uma das metas prioritárias no mundo.
O Planeta Campo resume quais são os benefícios de manter o solo saudável!
Motivo 1: solo saudável é igual a produção de alimentos
Segundo a ONU, manter o solo saudável significa garantir pelo menos 95% de toda a comida que é produzida no mundo – essa é a estimativa de uso de terra para plantações e cultivos.
É com a saúde do solo em dia que é possível fornecer os itens básicos, como nutrientes, água e oxigênio, além de dar suporte às raízes para que as plantas cresçam.
Isso sem contar que serve como proteção para pequenas plantas contra mudanças de temperatura muito bruscas.
Motivo 2: segurança alimentar
Um é consequência do outro. Com a garantia de que a produção seja mantida, a segurança alimentar é extremamente beneficiada com o solo saudável.
A FAO aponta que o manejo sustentável do solo pode levar a um aumento de até 58% na produção de alimentos.
E, se levarmos em conta que as perspectivas para o futuro apontam que, em 2050, seremos 9 bilhões de pessoas no mundo, esse aumento vem bem a calhar.
Motivo 3: biodiversidade
Há uma estimativa feita pela ONU que aponta um fato interessante: 25% da biodiversidade do planeta, em média, está no solo.
Micro-organismos, micróbios, bactérias, espécies de invertebrados… São muitas vidas em jogo.
E, com um solo saudável, é possível mantê-las todas vivas, funcionando em harmonia com a plantação, para que todas as funções biológicas sejam executadas corretamente, desde o ciclo atmosférico e hidrológico, até o sequestro de carbono para reduzir as emissões.
Motivo 4: armazenar e filtrar água
Quem nunca ouviu na escola aquele velho teste de colocar um pouco de água suja em um monte de terra, e ela sair mais limpa?
Hidrólogos apontam que o solo saudável consegue absorver e distribuir melhor a água da chuva que cai sobre ele.
O jeito que a água se movimenta no solo também é alvo de estudos, uma vez que isso filtra o líquido e ajuda a evitar grandes contaminações nos lençois freáticos e reservatórios.
Motivo 5: aliado contra mudanças climáticas
No motivo 3 falamos sobre a grande presença de biodiversidade, e é essa matéria orgânica que é uma das maiores fontes de carbono da biosfera.
Nisso, o solo saudável pode ser considerado tanto um impulsionador como uma variável de controle às mudanças climáticas.
Por isso, manter a saúde dele é tão importante. É possível controlar essas duas situações de uma forma prática e mais sustentável.