Agro brasileiro tem oportunidade de “ser conhecido” pela Europa, segundo estudo

A sustentabilidade no agronegócio é um tema relevante para os consumidores da Europa, mas falta clareza sobre as ações adotadas pelo Brasil nessa área

Cerca de 57% dos europeus desconhecem o agronegócio brasileiro, aponta pesquisa realizada no Reino Unido, Alemanha, França e República Tcheca.

O estudo, apresentado na 8ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), destaca desafios e oportunidades para melhorar a percepção do setor no mercado europeu.

A pesquisa “Percepção do Agronegócio Brasileiro na Europa” foi conduzida pela consultora europeia de ‘Brand Value Management’, OnStrategy, com coordenação da Biomarketing, patrocínio da Serasa Experian e apoio da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), com o objetivo de buscar dados reais da percepção do mercado europeu sobre o agro nacional, buscando apresentar uma visão estratégica da cadeia produtiva, ponto fundamental para impulsionar o crescimento do agronegócio brasileiro.

A pesquisa foi realizada no Reino Unido, França, Alemanha e República Tcheca com uma base de 590 mil entrevistados, divididos em três categorias: cidadãos, jornalistas e distribuidores.

Da base total de fontes pesquisadas, 57% disseram não conhecer nada sobre o agro brasileiro e apenas 11,2% responderam que conhecem bem. Na categoria cidadãos, menos de 8,8% afirma conhecer bem o agronegócio do Brasil. Já entre os jornalistas, foram os franceses que demonstraram maior percentual de conhecimento, com 31,1%.

“A pesquisa foi o primeiro levantamento feito sobre a percepção europeia quanto ao agro brasileiro. E para qualquer estratégia ou ação de melhoria é necessário, primeiro, saber onde estão as questões a serem trabalhadas. Então, do ponto de vista de uma empresa de dados como a Serasa Experian, era necessário ter uma primeira medida, entendendo e acabando com alguns mitos, principalmente para saber onde precisamos atuar”, disse o Head de Agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta.

Desafios do agro brasileiro

Brasil, Agro

Foto: Envato

O Brasil é reconhecido como um importante fornecedor de alimentos, porém, sua imagem é afetada por questões ambientais e sociais. O desmatamento e a degradação ambiental são preocupações que afetam a percepção europeia. A sustentabilidade é um tema relevante para os consumidores da Europa, mas falta clareza sobre as ações adotadas pelo Brasil nessa área.

A qualidade dos produtos brasileiros é reconhecida na Europa. No entanto, surgem preocupações quanto à segurança alimentar e à rastreabilidade dos produtos. Por isso, o estudo aponta que a comunicação e transparência são fundamentais para esclarecer essas questões e aprimorar a percepção do agronegócio brasileiro no mercado europeu.

“Com a análise da pesquisa, ficou evidenciado que a comunicação é o ponto-chave para enfrentar o maior dos desafios encontrados: o desconhecimento do Brasil e da sua grandeza. Portanto, diante deste cenário, a grande oportunidade é comunicar as realidades do agro nacional, que são muito maiores e melhores do que as percepções”, comentou o professor José Luiz Tejon.

A pesquisa aponta para a necessidade de maior diálogo e cooperação entre o Brasil e a Europa para melhorar a percepção do agronegócio brasileiro. Além disso, a diversificação da produção e a adoção de práticas sustentáveis são importantes para construir uma imagem positiva no mercado europeu.

“Não basta apenas comunicar e falar o que fazemos. Vivemos em uma era de desconfiança e precisamos provar. Para isso será vital adotarmos cada vez mais rastreabilidade, certificações, seminários, estudos de caso com a juventude mundial, colocar o jovem brasileiro para conversar com o jovem do mundo, a mulher agro brasileira dialogando com as mulheres do planeta. Não devemos ter medo do mercado mundial, pois ele é muito maior do que o que vemos hoje. Precisamos comunicar, encantar e vender”, recomendou Tejon.

“De forma resumida, eu diria que a construção de percepção é crucial para o nosso país e ganha quem tem a melhor narrativa. Temos consistência e produtos de alto valor agregado, mas quem ‘sai na frente’ é quem constrói uma comunicação mais consistente”, avaliou a diretora-executiva da Eksim-CO e ex-USDA, Fabiana Fonseca.

A diretora-executiva da ABAG, Gislaine Balbinot ressaltou os esforços que têm sido feitos para mudar, cada vez mais, a imagem e a narrativa do agro brasileiro. “Atuamos em projetos e ações que trabalham a base de toda essa comunicação, levando conhecimento em escolas, por exemplo. Essa pesquisa mostrou que realmente devemos trabalhar a construção dessa narrativa de forma integrativa, envolvendo a educação, a divulgação de informações corretas e a mídia”.

“Precisamos mostrar a nossa jornada pelo aperfeiçoamento e as conquistas já alcançadas. As realidades do agro brasileiro são muito maiores do que suas percepções. E são vitais para a vida no planeta Terra. Somos um paraíso de oportunidades para o Brasil e para o mundo”, finalizou Tejon.

Confira os principais pontos da pesquisa

Agro

Foto: Envato

1. Sustentabilidade e Comunicação Transparente: Os consumidores europeus valorizam a sustentabilidade, mas há falta de clareza sobre o que o Brasil está fazendo nessa área. Uma comunicação mais transparente sobre práticas sustentáveis é essencial para melhorar a percepção do agronegócio brasileiro.

2. Questões Ambientais: A imagem do agronegócio brasileiro é afetada por preocupações relacionadas ao desmatamento e à degradação ambiental. No entanto, existem iniciativas positivas que precisam ser divulgadas para destacar os esforços sustentáveis.

3. Diálogo e Cooperação: A pesquisa aponta para a necessidade de maior diálogo e cooperação entre o Brasil e a Europa para melhorar a percepção do agronegócio brasileiro.

4. Diversificação e Práticas Sustentáveis: A diversificação da produção e a adoção de práticas sustentáveis são fundamentais para melhorar a imagem do agronegócio brasileiro na Europa.

5. Comunicação Clara e Objetiva: Para melhorar a percepção do setor, a pesquisa destaca a necessidade de comunicação mais clara e objetiva, com ênfase na transparência e rastreabilidade dos produtos.

6. Educação e Conscientização: A pesquisa sublinha a importância da educação e conscientização para melhorar a percepção do agronegócio brasileiro na Europa, promovendo práticas sustentáveis do país.