“Bioinsumos terão grande papel no futuro de desenvolvimento do agro”, diz Fávaro
Reunião com a diretoria da Associação Brasileira de Indústrias de Bioinsumos (Abinbio), nesta quinta-feira (29) abordou o potencial dos bioinsumos para a agricultura brasileira, com foco na sustentabilidade, produtividade, geração de empregos e renda
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com a diretoria da Associação Brasileira de Indústrias de Bioinsumos (Abinbio) para discutir o desenvolvimento e a regulamentação do setor. O encontro destacou a importância dos bioinsumos para o avanço sustentável da agropecuária brasileira.
Fávaro destacou o potencial dos bioinsumos para o futuro da agricultura brasileira.
“Esse é um assunto muito importante. É um caminho para o avanço sustentável da agricultura brasileira. Certamente os bioinsumos terão grande papel no nosso futuro de desenvolvimento e vocês podem contar com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária”, pontuou o ministro.
A reunião também abordou os benefícios dos bioinsumos para o meio ambiente, a produtividade e a economia.
Com os avanços da indústria de bioinsumos, o Brasil pode ter uma agricultura de menos impacto e mais produtiva, além de gerar empregos e renda. O desenvolvimento de bioinsumos no país também fortalece a independência e a soberania do Brasil, reduzindo a necessidade de importação de produtos similares.
Marcelo Godoy, presidente da Abinbio, ressaltou a importância da parceria entre o setor público e privado para o desenvolvimento do setor de bioinsumos.
“O encontro foi muito importante para o setor das indústrias de bioinsumos brasileiras. Estamos muito alinhados. Queremos fomentar, fazer com que os bioinsumos cresçam no país e que componha cada vez mais o portifólio de tecnologias do agricultor”, explicou Godoy.
O que são bioinsumos?
Bioinsumos são produtos à base de componentes biológicos, como microrganismos e extratos vegetais.
Eles podem ser utilizados na produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agropecuários, potencializando os ganhos ambientais em toda a cadeia de produção.
Benefícios
- Combate a pragas e doenças: utilizados para controlar pragas e doenças de forma mais sustentável do que os agrotóxicos tradicionais.
- Nutrição vegetal: ajudam a melhorar a nutrição das plantas, aumentando a produtividade das lavouras.
- Sustentabilidade: biodegradáveis e não causam danos ao meio ambiente, o que os torna uma opção mais sustentável para a agricultura.