BNDES regulamenta redução de juros para produtores rurais com CAR analisado
Segundo dados do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), menos de 1% das 7 milhões de propriedades rurais cadastradas tiveram os cadastros validados, podendo acessar o desconto na taxa de juros
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) regulamentou as condições para conceder a redução de juros. A medida entra em vigor no dia 20 de fevereiro deste ano.
Para ter direito ao desconto, o produtor rural deve comprovar que o imóvel rural possui CAR analisado e em conformidade, ou analisado e em cumprimento do Programa de Regularização Ambiental (PRA).
Redução de juros pode beneficiar ainda mais produtores
A redução da taxa de juros para produtores com CAR analisado integra o Plano Safra 2023/24, mas está válida com recursos subvencionados pelo governo apenas desde o fim de dezembro.
Segundo dados do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), menos de 1% das 7 milhões de propriedades rurais cadastradas tiveram os cadastros validados, podendo acessar o desconto na taxa de juros.
O desconto é uma forma de incentivar os produtores rurais a regularizar seus imóveis no CAR, que é um instrumento de controle e gestão do uso e da ocupação do solo no meio rural.
Cadastro Ambiental Rural
O CAR é obrigatório para todas as propriedades rurais com área superior a 4 módulos fiscais (MF), que equivalem a 20 hectares na Amazônia Legal e a 4 módulos fiscais nas demais regiões do país.
A regularização do CAR é uma condição para o acesso a diversos benefícios públicos, como financiamentos, incentivos fiscais e acesso a linhas de crédito.
Por Estadão Conteúdo