Brasil e Índia buscam fortalecer relações comerciais e de cooperação no agro
Nas relações comerciais entre os países, as exportações brasileiras somaram US$ 2,95 bilhões em 2022
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, está em missão oficial à Índia para fortalecer as relações diplomáticas e estreitar laços de amizade entre os países com as oportunidades comerciais e de cooperação entre os setores do agro.
“O Brasil pode ser um grande parceiro da Índia no fornecimento de proteínas para suplementar a alimentação da população, seja na forma de proteína vegetal ou proteína animal”, disse Fávaro.
Em 10 meses, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), sob o comando do ministro Fávaro, abriu 55 mercados para a exportação de produtos da agropecuária brasileira.
As aberturas envolvem produtos como carnes bovina, suína e de aves, moluscos bivalves e crustáceos, ovos férteis e aves de um dia, embriões de bovinos e bubalinos, farinha de aves, suínos e pescados, alimentos mastigáveis para pets, algodão, refresco de açaí, entre outros.
“As boas relações diplomáticas entre os países têm reforçado a confiança internacional na qualidade e sanidade do produto brasileiro”, disse Fávaro.
“Estamos fortalecendo os laços aliados com a qualidade de nossa produção e isso vem sendo demonstrado nas diversificações das exportações do agro brasileiro para o mundo.”
Em relação às práticas sustentáveis, o ministro Carlos Fávaro tem apresentado o maior programa de produção sustentável de alimentos do mundo, que prevê a recuperação e conversão de 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis em dez anos para dobrar a área de produção de alimentos sem desmatamento.
“O país pode crescer e incrementar 40 milhões de hectares com agricultura, pecuária e floresta, mas com respeito ao meio ambiente, principalmente, sendo um exemplo para o mundo”, destaca o ministro.
Nas relações comerciais, os dois países buscam intensificar as negociações sanitárias e fitossanitárias com foco na ampliação e acesso a produtos e mercados brasileiros e indianos.
O lado brasileiro tem interesse nas exportações para a Índia de frutas secas de abacate e cítricos; castanha do Brasil e macadâmia; erva-mate em pó; entre outros. Já o lado indiano demonstra interesse nas exportações para o Brasil de sorgo e milheto; água de coco; leite e lácteos; carne e produtos cárneos; e outros.
Comércio entre Brasil e Índia
Nas relações comerciais entre os países, as exportações brasileiras somaram US$ 2,95 bilhões em 2022, conforme o Sistema de Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro (AgroStat). Os principais produtos exportados foram óleo de soja e açúcar.
No mesmo ano, as importações de produtos do agronegócio indiano somaram US$ 177,55 milhões, com compras principalmente de produtos têxteis de algodão; fios, linhas e tecidos de algodão; cebolas; óleos essenciais; chocolate; e sementes de cominho.
Em maio de 2023, a Índia abriu o mercado para a importação do refresco de açaí. O refresco de açaí é uma bebida não fermentada, obtida pela diluição em água potável do açaí, açaí clarificado ou açaí desidratado, com ou sem adição de açúcares.