Castanha do Brasil: rumo à Conquista do mercado mundial
Confira as iniciativas para aumentar a participação brasileira nas exportações de castanhas, consideradas um produto da sociobiodiversidade
Fruto da Amazônia, a castanha do Brasil, também chamada de castanha-do-pará, é bastante conhecida por ser um alimento nutritivo e rico em selênio. Mas as qualidades dessa oleaginosa vão muito além da nutrição: ela é considerada um produto importante da sociobiodiversidade e importante fonte de renda para milhares de famílias no país.
No entanto, o país ainda enfrenta desafios para aumentar sua participação no mercado internacional de castanhas.
Valor agregado pela sociobiodiversidade
A castanha-do-pará é um produto da sociobiodiversidade, ou seja, sua produção está diretamente ligada à preservação da floresta amazônica e ao bem-estar das comunidades locais.
No entanto, atualmente o Brasil detém apenas 10% do mercado internacional de castanhas, que movimenta cerca de 300 milhões de dólares.
Apesar de ser o segundo maior produtor mundial, o país ainda fica atrás da Bolívia em termos de exportações.
Sendo assim, o Brasil pode se diferenciar no mercado internacional de castanhas destacando os atributos ambientais do produto. A castanha brasileira é um produto natural, proveniente da floresta amazônica, e sua produção contribui para a preservação do meio ambiente.
“A castanha-do-pará é um produto com grande potencial para o mercado internacional. Com investimentos em pesquisa, desenvolvimento, infraestrutura e logística, o Brasil pode aumentar sua participação no mercado internacional e gerar mais renda para as comunidades locais, tudo isso enquanto preserva a rica sociobiodiversidade da Amazônia” diz o gerente de Agronegócio da APEXBrasil, André Muller.
Projetos para impulsionar as exportações
Para aumentar a participação brasileira no mercado internacional, diversos projetos estão em andamento. Entre as iniciativas estão:
- Atrair compradores internacionais ao Brasil para conhecerem a qualidade da castanha brasileira;
- Implementar políticas públicas que facilitem a exportação do produto;
- Investir em pesquisa e desenvolvimento para aumentar a produtividade e a qualidade da castanha;
- Promover a castanha brasileira em feiras internacionais e eventos gastronômicos.
O Brasil enfrenta alguns desafios para aumentar sua participação no mercado internacional de castanhas, como:
- Forte concorrência de outros países: A Bolívia, por exemplo, já tem uma presença consolidada no mercado internacional e oferece preços mais competitivos.
- Falta de infraestrutura logística: A logística para exportar a castanha do Brasil ainda é complexa e onerosa.
- Dificuldades na obtenção de certificações internacionais: As certificações internacionais são necessárias para acessar alguns mercados importantes, como a União Europeia.
Cooperativas: aliadas da preservação ambiental e da geração de renda
As reservas extrativistas e as cooperativas desempenham um papel fundamental na preservação da floresta amazônica e na geração de renda para as comunidades locais.
As reservas extrativistas garantem a proteção das castanheiras e a sustentabilidade da produção.
Já as cooperativas, por sua vez, organizam os produtores, oferecem assistência técnica e garantem a qualidade da castanha.