Pacote Verde: CEBDS propõe mercado de carbono regulado e outras demandas sustentáveis à Haddad

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) entrega um documento ao Ministério da Fazenda sobre o Pacote Verde a fim de impulsionar ainda mais a economia sustentável

Na última sexta-feira, (28) o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) entregou um documento com avaliações e recomendações ao Ministério da Fazenda sobre o Plano de Transição Ecológica, conhecido como Pacote Verde.

Representantes de 23 empresas associadas, incluindo gigantes como Ambev, Banco do Brasil, Shell e Unilever, estiveram presentes nesse encontro crucial para diversas áreas da economia.

Pacote Verde

Cebds, Pacote Verde

Foto: CEBDS

O Pacote Verde aborda seis eixos prioritários.

  1. finanças sustentáveis
  2. bioeconomia
  3. transição energética
  4. infraestrutura verde e saneamento
  5. adensamento tecnológico
  6. economia circular

O CEBDS baseou-se em melhores práticas globais para propor medidas ambiciosas que visam à erradicação da pobreza, a regulação do mercado de carbono e a classificação das atividades conforme seu impacto ambiental e climático.

As propostas do setor empresarial abrangem a implementação de medidas financeiras sustentáveis, políticas públicas incentivadoras da sustentabilidade, criação de um mercado regulado de carbono, direcionamento de recursos para a transição ecológica, garantia dos direitos de povos indígenas e comunidades tradicionais, entre outras iniciativas.

Outras propostas

Cebds, Pacote Verde

Foto: CEBDS

O documento também aborda a fiscalização de crimes ambientais, transparência no monitoramento dos biomas, regulamentação de programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), estímulo à agricultura regenerativa e adoção de políticas de transição energética.

Além disso, destaca a importância de parcerias público-privadas para promover tecnologias verdes e programas de capacitação em tecnologias sustentáveis.

A criação de uma Política Nacional de Economia Circular e a consideração de boas práticas em grandes obras também são pautas relevantes abordadas no documento.

Essas medidas ambiciosas visam a direcionar importantes investimentos em infraestrutura no país rumo a uma economia verde, sustentável e de baixo carbono. O CEBDS demonstra seu compromisso com o diálogo construtivo com o governo federal e reforça a urgência de ações efetivas, como o Pacote Verde, para enfrentar os desafios ambientais, econômicos e sociais no Brasil.