Como o consumidor final pode ter um novo olhar para o agro?
De acordo com Letícia Kawanami Diretora de Sustentabilidade do Negócio Agrícola da Cargill na América do Sul, um dos pontos que o agro vem pecando com o consumidor final, é a comunicação
O agronegócio brasileiro é uma das principais forças econômicas do país, representando cerca de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB), gerando milhões de empregos, preservando mais da metade de nossas florestas e contribuindo significativamente para a segurança alimentar global.
No entanto, apesar de seu impacto positivo, o setor enfrenta desafios, um dos quais é a necessidade de estabelecer um diálogo eficaz com o mercado consumidor, que está cada vez mais consciente da sustentabilidade.
Consumidores e sustentabilidade
Um estudo realizado pela empresa americana Cargill revelou que o Brasil lidera a preocupação dos consumidores com a sustentabilidade, superando outros 11 países.
Mais de 6 mil consumidores de todo o mundo foram entrevistados, e os resultados apontam que a sustentabilidade é um critério de compra adotado por mais da metade dos consumidores, especialmente quando se trata de produtos com gorduras e óleos na composição.
A pesquisa, conhecida como FATitudes, demonstrou um crescimento de 4 pontos percentuais, de 51% para 55%, na intenção dos consumidores de comprar alimentos que fazem referência a práticas sustentáveis, entre 2019 e 2021. Esse aumento é significativo em um curto tempo.
Além do Brasil, países como México, Índia, Reino Unido e Estados Unidos também apresentaram aumentos significativos no impacto das declarações de sustentabilidade nas decisões de compra.
A sustentabilidade agora impulsiona as escolhas de 74% dos consumidores brasileiros e 66% dos mexicanos. No entanto, o conceito de sustentabilidade varia de país para país, com algumas expressões, como “origem sustentável” e “conservação de recursos naturais”, sendo mais valorizadas.
Desafios e oportunidades
O agronegócio brasileiro enfrenta o desafio de conquistar o mercado consumidor cada vez mais consciente da sustentabilidade.
Para isso, é essencial priorizar a qualidade dos produtos, promover a transparência em todas as etapas da produção e adotar práticas de responsabilidade ambiental e social.
“A busca pela sustentabilidade não apenas abre portas para oportunidades, mas também destaca a importância de valorizar o produtor rural. Aqueles que conseguem produzir mais, utilizando menos recursos e em harmonia com o meio ambiente, merecem reconhecimento. Construir uma marca com credibilidade, que incorpora esses valores, é crucial para conquistar a admiração do público pela produção rural, diz Letícia Kawanami Diretora de Sustentabilidade do Negócio Agrícola da Cargill na América do Sul durante o Fórum Planeta Campo 2023.
Ela continua, “a comunicação desempenha um papel fundamental nesse processo, e a Cargill, assim como muitas empresas do setor, está empenhada em mostrar sua evolução de maneira sustentável. Acredita-se que as empresas do setor têm a grande missão de estabelecer a conexão entre o produtor e o consumidor final, compartilhando as práticas sustentáveis adotadas e promovendo a conscientização sobre a importância dessa abordagem para o futuro”.
Kawanami ainda ressalta que a sustentabilidade é uma exigência hoje do consumidor. Por isso há necessidade de comunicar com dados, ciência e estudo para esse consumidor entenda que o agro não faz as coisas da boca para fora. O agro é bastante evoluído já. É importante para a segurança alimentar global, regido por rigorosas leis ambientais e promove boas práticas agrícolas.”
Já Liège Correia, diretora de sustentabilidade da JBS diz que a busca pela sustentabilidade não é apenas uma responsabilidade individual, mas também uma meta coletiva.
“A JBS, assim como outras empresas parceiras, está comprometida em apoiar os produtores para que possam se regularizar, proporcionando ao Brasil a oportunidade de escolher suas negociações, em vez de ser alvo delas. A segurança do mercado interno e externo é crucial para garantir o reconhecimento internacional da sustentabilidade brasileira. Isso só ocorre quando há parcerias”.
Por fim, Robson Mafioletti Superintendente do Sistema Ocepar falou sobre a importância das cooperativas para a promoção da sustentabilidade no agronegócio.
“Quando falamos sobre a importância das cooperativas para a promoção da sustentabilidade no agronegócio, estamos destacando um verdadeiro catalisador de mudanças positivas. Um dos pontos cruciais é a agregação de pequenos produtores. A realidade é que, sozinhos, muitos agricultores enfrentam dificuldades para ter acesso a recursos e tecnologias modernas. Ao se unirem em cooperativas, eles conseguem superar esses desafios de forma colaborativa, possibilitando a implementação de práticas sustentáveis em uma escala mais ampla, chegando ao consumidor final de maneira positiva.”