Estudo quer criar dispositivo para reduzir emissão de carbono e metano
Estudo, conduzido por professor do Instituto de Física da UFMS, quer criar dispositivo que reduz emissão de carbono e metano na lavoura
Um estudo feito em Mato Grosso do Sul quer ajudar a reduzir a emissão de carbono e metano, dois dos principais gases causadores do Efeito Estufa, nas lavouras de todo o país.
Cauê Martins, professor do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), conversou com o Planeta Campo para dar mais detalhes do projeto, que cria um conversor eletroquímico para os gases, chamado de Fotopec.
Como funciona o Fotopec
É uma estrutura de torre que tem dois compartimentos.
Em um deles o gás metano é oxidado, e outro consegue reduzir o CO2 da atmosfera, transformando em outro composto.
“Esse dispositivo funciona capturando os dois gases e tornando eles em algo menos poluente para o ar. É possível transformar os gases em metanol, que é líquido, fácil de ser retirado e manuseado”, explica Martins.
O sistema pode ser alimentado por painéis solares, o que elimina a necessidade de fios de energia elétrica.
Redução na emissão de carbono e metano
Segundo o professor, todos os gases que chegarem até o dispositivo vão ser convertidos, e o principal desafio é fazer com que esse “transporte” aconteça.
Martins cita uma possível aplicação: no teto de um silo com milho. Em um ambiente fechado, todo o gás é convertido.
“Para ambientes abertos, é necessário fazer um estudo para ver onde há emissão de carbono e metano para posicionar as torres da melhor forma possível”, acrescenta.
A que pé o projeto está
Os estudos mostraram que os compartimentos ajudam a reduzir a quantidade de gases do Efeito Estufa no ambiente, e agora começa um processo extremamente importante da pesquisa: a viabilidade.
Cauê Martins conta que materiais são analisados para verificar quais são os que tem menores custos, além da chegada de componentes importados.
“O objetivo é fornecer o equipamento para todos os produtores”, complementa.