Fávaro: nenhum outro país se orgulha de ter 98% dos produtores adotando práticas sustentáveis
Fávaro discursou na Nelore Fest, em São Paulo, onde foi homenageado como Liderança de Destaque do Agronegócio Nacional pela Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB)
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou na noite desta segunda-feira (11) a adoção de boas práticas agropecuárias por 98% dos produtores rurais brasileiros. O número foi fornecido pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
Fávaro discursou na Nelore Fest, em São Paulo, onde foi homenageado como Liderança de Destaque do Agronegócio Nacional pela Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). O prêmio é reconhecido como o Oscar da pecuária nacional.
O ministro disse que os produtores respeitam o Código Florestal brasileiro, adotam tecnologias que permitem praticar uma pecuária e uma agricultura sustentáveis e que essa conduta é motivo de muito orgulho para o país. Fávaro mencionou também o avanço da genética brasileira e o papel do país como um dos principais exportadores de carne bovina no mundo.
Segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal de 2022 (PPM), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ramo pecuário terminou o ano de 2022 com um crescimento de 2,1%, e o valor de produção gerado cresceu 17,5% em comparação ao ano anterior, com o valor de R$ 116,3 bilhões.
Ainda conforme a PPM, existem mais cabeças de gado do que pessoas. Em números, são 234,4 milhões do animal no Brasil.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, recebeu o troféu de Liderança Política de Destaque Nacional e disse que os produtores brasileiros precisam de segurança jurídica para continuar investindo.
Victor Miranda, presidente da ACNB, falou da relevância da raça Nelore para o país, lembrando que ela responde por cerca de 80% do rebanho nacional. O nelore se adaptou muito bem às condições tropicais, vem sendo melhorado geneticamente ao longo dos anos, ganhando precocidade e qualidade, disse.
Fávaro esteve acompanhado do superintendente de Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo, Guilherme Campos.
Por Agência Safras