Gestão 4Ps: pessoas fazem a diferença na Fazenda Mantiqueira
Exemplo da Gestão 4Ps na prática, a Fazenda Mantiqueira tem funcionários que trabalham há mais de 20 anos e não saem de jeito nenhum
“Pessoas” é uma das palavras que compõem a Gestão 4Ps. E não poderia ser diferente. Afinal, com pessoas é que se faz o agronegócio.
E essa ideia de que cuidar das pessoas é tão importante quanto as demais questões que torna a Fazenda Mantiqueira, do Grupo Roncador, mais um exemplo de como sustentabilidade, produção e preservação podem andar juntas.
Foi isso que o Planeta Campo foi conferir na prática na fazenda, que fica no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.
“Trabalhe no que gosta e não precisa trabalhar”
Se existem homens do campo que querem ir para a cidade, definitivamente esse não é o caso de Marcio Gonçalves, operador de máquinas e que trabalha há 24 anos na Fazenda Mantiqueira.
Nascido em Cunha, também no interior de São Paulo, o emprego na fazenda foi o primeiro e único até agora.
Questionado por qual motivo ele dedica a vida inteira ao mesmo trabalho e mesmo lugar, ele resume:
“A gente mora aqui dentro da fazenda. Em três minutos estamos no trabalho. Aqui é muito tranquilo, não tem nenhum estresse”.
Um cenário bem diferente
Quando Gonçalves chegou à fazenda, o cenário não era nem um pouco parecido com o de hoje.
“Ainda tinha alguns campos, tocos de eucalipto. Hoje, a maior parte da área está bem cultivada, produzindo”, afirma.
A mesma impressão tem Francisco Dias de Camargo, conhecido como Chicão.
Há mais de duas décadas trabalhando na Fazenda Mantiqueira, ele viu muita coisa mudar. Mas, existe um fator que não altera, de jeito nenhum.
“Agricultura e pecuária significam tudo para mim. Eu vivo delas, então tudo que eu tiro aqui é meu meio de sobrevivência”, diz.
Pensar em pessoas dá resultado em produção na Fazenda Mantiqueira
Para Pelerson Penido Dalla Vecchia, agropecuarista responsável pela fazenda, o resultado da paixão dos funcionários pela fazenda se traduz em alguns números.
O grupo aumentou 66 vezes a produção de alimentos por hectare nos anos de 2008 a 2020 e capturou carbono suficiente para compensar as emissões de 133 mil carros.
“Aqui a gente tem um lema que é como se estivéssemos produzindo os alimentos que nós queríamos na nossas mesas. Tratar os outros como você gostaria de ser tratado e deixar o planeta melhor do que o que a gente recebeu”, afirma.