FPA destaca caráter sustentável do agro brasileiro na COP 28
A COP 28 segue até o dia 12 de dezembro, terça-feira
A 28ª Conferência do Clima da ONU (COP 28), que está sendo realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, tem sido palco de debates acerca da transição energética e do desenvolvimento sustentável mundial.
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), do Brasil, levou às discussões as soluções que o país possui para a garantia de um futuro equilibrado, enquanto um país que produz e preserva.
O presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), destacou que o Brasil é uma referência global em sustentabilidade.
“Somos uma biopotência, uma potência verde. Um setor que pela produtividade gera sustentabilidade. Não à toa, somos responsáveis por menos de 3% das emissões de gases de efeito estufa. Enquanto o mundo fala de transição energética, a gente já faz”, afirmou.
Lupion também criticou o discurso do Lula durante o evento.
“Mais uma tentativa estapafúrdia de criminalizar os legítimos representantes do povo. Todos os parlamentares empenhados na luta pela igualdade de direitos, por segurança jurídica e direito de propriedade, legítimas garantias previstas na nossa Constituição Federal de 1988”, disse.
Outros parlamentares da FPA também participaram da COP 28. O deputado federal Zé Vitor (PL-MG) destacou que o Brasil é um aliado da preservação ambiental.
“Se o assunto é preservação, 66% do nosso território é preservado. Enquanto outros países desmatam e poluem seus territórios, nós mantemos nossas florestas em pé. Ninguém faz isso no mundo além de nós”, afirmou.
A deputada Marussa Boldrin (MDB-GO) disse que a COP 28 foi um ambiente para a construção de pontes de diálogos, em especial, para solidificar o Brasil como referência global no quesito sustentabilidade.
“Temos desafios, mas muita expertise para elevar, ainda mais, o potencial do setor agropecuário brasileiro. Somos um país atento às dificuldades do mundo e possuímos todas as condições tecnológicas e acadêmicas para liderar uma transformação energética”, disse.
COP
A COP 28 segue até o dia 12 de dezembro, terça-feira. A COP 29, prevista para 2024, ainda não possui definição de cidade-sede. Baku, no Azerbaijão; Yerevan, na Armênia; e Sofia, na Bulgária, todas no leste-europeu, são as candidatas.