Governo anuncia R$ 4,7 bilhões para impulsionar escoamento da produção agropecuária

O objetivo é reduzir custos, aumentar a competitividade do setor e garantir a segurança do transporte de cargas

O Governo Federal anunciou nesta terça-feira (6) um aumento de 30% nos investimentos em infraestrutura para os corredores do agro, as rodovias e ferrovias que escoam a produção agropecuária brasileira. O objetivo é reduzir custos, aumentar a competitividade do setor e garantir a segurança do transporte de cargas.

Serão destinados R$ 4,7 bilhões em 2024, contra R$ 3,6 bilhões no ano passado. O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que o investimento é essencial para o desenvolvimento do país.

“A infraestrutura é o fator mais importante para a formação dos preços dos produtos”, disse.

“Se não tivéssemos essas condições de rodovias, certamente a soja estaria abaixo do custo de produção”, completou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

Prioridades

Agro, Escoamento

Foto: Agência Brasil

Os investimentos serão direcionados para 60 obras consideradas estruturantes, divididas entre os Arcos Norte e Sul/Sudeste. No Arco Norte, serão R$ 2,66 bilhões para duplicação de rodovias, restauração de trechos danificados e construção de travessias e pontes. Entre as obras previstas estão a duplicação da BR-135 no Maranhão, a restauração da BR-158 no Pará e a construção da Ponte de Xambioá no Tocantins.

No Arco Sul/Sudeste, o investimento de R$ 2,05 bilhões será aplicado na conclusão da Ferrovia Norte-Sul, intensificação das obras da Ferrovia FICO e duplicação de rodovias como a BR-163 no Paraná, as BRs 470 e 290 em Santa Catarina e as BRs 116 e 386 no Rio Grande do Sul.

A meta do governo é chegar a 90% da malha rodoviária do Arco Norte em boas condições até o final do ano. Segundo o Ministério dos Transportes, esse índice já subiu de 52% para 80% no período de dezembro de 2022 a dezembro de 2023.

Leilões

Além dos investimentos públicos diretos, o governo prevê realizar 13 leilões para concessões de estradas e pontes, com expectativa de investimentos de R$ 122 bilhões, dos quais R$ 95 bilhões estão relacionados aos corredores do agronegócio.

Entre os leilões previstos estão os da BR-262 em Minas Gerais, da BR-040 entre Minas Gerais e Goiás e das BRs 070, 174 e 364 entre Mato Grosso e Rondônia.

Portos e Aeroportos

O governo também anunciou investimentos em portos e aeroportos para os próximos anos. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, prevê investir R$ 639 milhões em portos e hidrovias em 2024, além de criar a Secretaria Nacional de Hidrovias e Transporte Aquaviário.

“O Brasil hoje tem 19 mil quilômetros de hidrovias navegáveis, com potencial de chegarmos a 42 mil nesses próximos oito ou dez anos. Isso significa reduzir custos nas operações, dialogar com a agenda ambiental e ajudar a potencializar o escoamento da produção brasileira”, destacou Silvio Costa Filho.

A meta da pasta é realizar 35 leilões de infraestrutura até 2026, com previsão de arrecadar R$ 14,5 bilhões em investimentos.

Impacto na economia

O aumento dos investimentos em infraestrutura deve ter um impacto positivo na economia brasileira, reduzindo custos de produção, aumentando a competitividade do agronegócio e gerando emprego e renda.

“Atrair o capital privado ajuda de duas maneiras: primeiro que quem paga deseja pagar para ter uma boa estrada. Ele não está reclamando desse ambiente. Lógico que é pagar uma tarifa justa dentro da realidade mercadológica da região e, por outro lado, não há recurso público disponível no Brasil no horizonte de médio prazo pelas restrições fiscais. O Brasil precisa voltar a investir em infraestrutura para voltar a crescer.”, disse Renan Filho.