Pará lança CAR automatizado e beneficia, de uma só vez, mais de 40 mil produtores
Cadastro Ambiental Rural (CAR) Automatizado, Módulo de Inteligência Territorial e nova versão do ‘Selo Verde’ foram apresentadas pelo Pará durante os ‘Diálogos Amazônicos’
O Governo do Pará deu um importante passo na agenda de clima e sustentabilidade ao lançar o Cadastro Ambiental Rural Automatizado – CAR 2.0, uma iniciativa pioneira no país que automatiza a análise e liberação dos cadastros, agilizando o processo de regularização de propriedades rurais.
O sistema digital permitirá o acesso de produtores rurais aos benefícios previstos no Código Florestal e evitará sanções por falta de documentação.
Módulo de Inteligência Territorial (MIT)
O Governo também lançou o Módulo de Inteligência Territorial (MIT), uma plataforma de monitoramento dos compromissos assumidos no Plano Estadual Amazônia Agora.
O MIT integra informações ambientais, fundiárias e produtivas, aprimorando os processos de gestão territorial e cadeias de valor, com foco inicial na pecuária.
A ferramenta permitirá um maior planejamento e alocação de esforços de regularização, garantindo transparência e sustentabilidade nas cadeias agrícolas.
Selo Verde é destaque no Pará
O Selo Verde, plataforma lançada em 2021 pelo governo, entra em uma nova fase ao integrar-se ao CAR 2.0.
A plataforma passa a contar com 30 conjuntos de dados de instituições estaduais e federais, fornecendo um diagnóstico mais completo e atualizado sobre a conformidade ao Código Florestal e ao Protocolo de Monitoramento de Fornecedores de Gado na Amazônia do Ministério Público Federal (MPF).
A tecnologia permite consultar informações como limites dos imóveis, atualizações em mapas de desmatamento e outras relevantes para cadeias de fornecimento transparentes e ambientalmente sustentáveis.
“Com o novo CAR, estamos cadastrando mais de 40 mil produtores em um só movimento, número que só seria possível alcançarmos, com a análise manual, em mais de 20 anos. Portanto, com o CAR 2.0 estamos colocando o Pará em destaque no cenário nacional e demonstrando, mais uma vez, a nossa preocupação em cuidar da nossa floresta e como isto é valioso para a nossa gente, portanto não é por acaso que estamos recebendo eventos globais pertinentes à questão climática.” disse Barbalho.
Ele ainda completou dizendo “aqui, na nossa terra, onde homem e natureza convivem juntos desde sempre, temos que dar exemplo de cuidado com o planeta e com o povo. No Pará a floresta, as águas, os povos originários, os animais são os principais protagonistas”.
Governador Helder Barbalho lidera o avanço
O governador Helder Barbalho destacou o pioneirismo do estado na construção de um novo ambiente para aprimorar a governança sobre o território, aliando tecnologia e inovação em parcerias na área da tecnologia.
Com a transformação digital dos serviços da área ambiental, o estado agiliza a regularização ambiental e reafirma seu compromisso com a conservação do vasto patrimônio ambiental da Amazônia.
Pacto pela Governança da Água: fortalecendo a gestão de recursos hídricos
Durante os “Diálogos Amazônicos”, Helder Barbalho assinou o Termo de Adesão do Pará ao acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
O pacto visa fortalecer a relação institucional entre o Estado e a ANA, aumentando a cooperação para o aprimoramento da gestão de recursos hídricos, regulação dos serviços de saneamento e implementação da política de segurança de barragens.