História do Plano ABC vira livro mostrando as evoluções da agricultura de baixo carbono

Com uma abordagem inovadora, o Plano ABC se consolida como um exemplo a ser seguido, demonstrando que é possível enfrentar os desafios das mudanças climáticas com soluções pragmáticas e sustentáveis

Comemorando mais de catorze anos de conquistas, o Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono) se consolida como um marco na trajetória do Brasil rumo a práticas agrícolas mais sustentáveis e eficientes em termos de carbono.

O livro “O Plano ABC – Dez anos de sucesso e uma nova forma sustentável da produção agrícola” oferece um panorama detalhado dos avanços significativos alcançados desde sua implementação, evidenciando o compromisso do país com a mitigação das mudanças climáticas e a adaptação a uma economia de baixo carbono na agricultura.

Ao longo de sua jornada, o Plano ABC impulsionou a adoção de tecnologias avançadas, amparadas por uma base técnica e científica robusta, sempre considerando os impactos econômicos, sociais e ambientais. Esse esforço coletivo não apenas promoveu uma transformação no setor agrícola brasileiro, mas também elevou a percepção sobre a importância crucial da sustentabilidade ambiental e da agenda climática. O foco na sustentabilidade e na segurança alimentar torna o Plano ABC uma referência global, único em seu escopo, amplitude e alcance.

Com uma abordagem inovadora, o Plano ABC se consolida como um exemplo a ser seguido, demonstrando que é possível enfrentar os desafios das mudanças climáticas com soluções pragmáticas e sustentáveis. O livro não apenas documenta uma jornada de sucesso, mas também serve como um testemunho do potencial de transformação da agricultura brasileira em direção a um futuro mais verde e sustentável.

Atuação da Embrapa

Comitês Estaduais São Estratégia Para Viabilizar Metas Do Plano Abc+

Foto: Rede ILPF

Pesquisadores da Embrapa e seus parceiros, por meio da Plataforma Multi-institucional de Monitoramento das Reduções de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na Agropecuária (Plataforma ABC), situada na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), contribuem para o Plano ABC, desenvolvendo metodologias e estratégias para monitorar os avanços e os resultados desta política pública.

Para Celso Manzatto, da Embrapa Meio Ambiente e coordenador da Plataforma ABC, “o Plano ABC, fundamentado em bases científicas e tecnológicas, reuniu as mais eficientes tecnologias produtivas, que resultam em redução dos riscos e aumento da produção, contribuindo ainda para a redução das emissões de GEE”.

Carlos Fávaro, Ministro da Agricultura e Pecuária, reconhece o sucesso do Plano ABC como resultado do trabalho de muitas mãos, desde sua concepção até a implementação e monitoramento. “Há muitos atores envolvidos nas diversas fases desta política que, em suas respectivas funções, permitiram ao Brasil alcançar os resultados aqui apresentados”.

O Plano ABC conta com o apoio do Programa ABC, um programa de crédito específico com o objetivo de auxiliar na transição da agricultura brasileira para um modelo mais sustentável, conservador de recursos e resiliente, aderindo às questões climáticas e ambientais.

Operação Nacional e Engajamento

Por ser operado em todo o país, o Plano ABC envolve a gestão do Ministério da Agricultura e Pecuária em conjunto com atores regionais, resultando em uma governança capilar e integrada à política nacional.

O sucesso do Plano depende do engajamento da sociedade civil e do apoio do governo federal para viabilizar a incorporação de modelos de financiamento baseados nos elementos técnicos dos sistemas de produção.

As ações do Plano ABC impulsionaram a inovação na área, destacaram a importância da ciência nacional e da transferência de conhecimento, e colocaram o Brasil nas discussões climáticas no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), tornando-o um dos principais protagonistas.