Mapa lança Plano de Ação Estadual para o ABC+ no Paraná
Na formulação do ABC+ Paraná, foram incluídas ações e estratégias envolvendo desde o pequeno produtor de hortaliças até o grande produtor de grãos
O Plano de Ação Estadual (PAE) do estado do Paraná, para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (Plano ABC+), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), lançou nesta quarta-feira (12), o Plano ABC+ Paraná.
O Plano ABC+Paraná foi elaborado por um Grupo Gestor Estadual (GGE), composto por profissionais de diversas instituições públicas e privadas ligadas ao agronegócio.
Na formulação do PAE foram incluídas ações e estratégias envolvendo desde o pequeno produtor de hortaliças até o grande produtor de grãos. Propostas estas que contemplam atividades elaboradas para permitir o alcance das metas estabelecidas dentro da realidade e condições locais, alinhadas à política estadual para a agropecuária, calcada em uma produção agrícola com sustentabilidade.
De acordo com a diretora de Produção Sustentável e Irrigação da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (Depros/SDI/Mapa) Sibelle Silva, a criação de mecanismos locais de continuidade da agricultura sustentável é fundamental para o amadurecimento da política pública nacional.
“A descentralização de ações federais potencializa e contribui para o engajamento de parceiros regionais. É um novo momento do Plano ABC+, onde os estados terão protagonismo para alavancar a sustentabilidade regionalmente”, conclui.
A governança do Plano ABC+ segue o modelo de gestão híbrida, descentralizada e participativa. O Mapa incentiva a criação dos Grupos Gestores Estaduais com o objetivo de tornar mais efetiva a implementação do Plano, obedecendo às características, necessidades e perspectivas de cada estado.
O programa é o terceiro PAE a ser lançado sob o escopo do Plano ABC+, sucedendo o do Mato Grosso e o de Santa Catarina. Sua elaboração foi coordenada pelo chefe do Departamento de Florestas Plantadas da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Breno Menezes de Campos.
Contou também com a colaboração da analista Nádia Solange Schmidt, da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária do Paraná (SFA/PR) e o apoio do superintendente Cleverson Freitas, e do coordenador de Gestão e Inteligência em Sustentabilidade do Depros, Rodrigo Moreira Dantas, dentre outros.
Há perspectiva de lançamento, ainda em 2023, dos Planos Estaduais nos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Tocantins e Distrito Federal.
ABC+
O Programa ABC+ é a linha de crédito do Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono) destinada ao financiamento de tecnologias e sistemas de produção nas propriedades rurais, para promover uma agropecuária mais adaptada à mudança climática e também mitigadora de gases de efeito estufa.
O Mapa desempenha o papel de Coordenação Nacional do ABC+, cuja governança inclui o Sistema Integrado de Informações do Plano Setorial para Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (SINABC).