Projeto Escritórios Verdes já regularizou 10 mil propriedades rurais
Assessoria ambiental gratuita da JBS ajuda fornecedores a resolver pendências simples e complexas. Saiba como obter ajuda
O projeto Escritórios Verdes, da JBS, já ajudou a regularizar as pendências ambientais de mais de 10 mil propriedades rurais em pouco mais de três anos de atuação.
A coordenadora de Sustentabilidade da iniciativa, Lorena Geyer, explica que já são 20 escritórios localizados presencialmente em sete estados brasileiros: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Acre, Tocantins e Pará. Eles prestam assessoria gratuita com o objetivo de ajudar o pecuarista a voltar a negociar a sua produção após ter sido impedido por algum entrave socioambiental.
“Muitas vezes o produtor acha que o impedimento que está sofrendo é um grande problema, mas ao entrar em contato conosco, acabamos sanando todas as dúvidas e, mais rápido do que ele pensava, acaba tendo o seu passivo todo regularizado”.
Segundo ela, o escritório trata dos problemas mais simples, como os relacionados ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) aos mais complexos, envolvendo, por exemplo, desmatamento não autorizado, envolvendo, até mesmo, áreas que já passaram por embargo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
“Temos tido sucesso na resolução desses problemas junto aos escritórios verdes. […] A nossa meta para 2024 é chegar à meta de 12 mil regularizações ambientais”.
De acordo com Lorena, após os três anos de existência do projeto, muitos produtores já conhecem e buscam pessoalmente a assessoria. “Mas também fazemos uma busca no cadastro de produtores fornecedores que estejam inativos e se eles desejam ajuda para regularizar a sua situação”.
A coordenadora destaca que o projeto tem, também, a função de educar ambientalmente o produtor, já que muitos não conhecem as exigências, os termos socioambientais a que devem estar submetidos.
Aos produtores que não conseguirem ir presencialmente a um dos escritórios verdes, basta entrar em contato pelo número (11) 99479-6255.