Projeto quer expandir irrigação para mais produtores no Brasil
Irriga+ tem o objetivo de elevar a produtividade e promover a sustentabilidade nas lavouras
O programa Irriga mais Brasil foi idelizado pelo Governo Federal e tem como objetivo expandir os sistemas irrigáveis em bases sustentáveis e ainda promover o aumento da produção de alimentos, fibras e bioenergia. A irrigação quando realizada da forma correta e aliada a práticas conservacionistas, além de intensificar a produção, promove a sustentabilidade.
De acordo com o coordenador de Irrigação e Drenagem do Mapa, Frederico Cintra, desde 2019 o Ministério realizar um trabalho junto aos produtores irrigantes para entender na prática porque alguns produtores não conseguem implementar o sistema na propriedade.
“Então diante disso, surgiram vários gargalos como energia elétrica, a parte de licenciamento, demora na análise de outorga, falta de estrutura. E com base nesses diagnósticos é que vamos fazer planos para cada eixo estratégico e assim atacar todos esses problemas que estão atrasando o desenvolvimento dos produtores irrigantes”, explicou.
Crédito
O crédito é um dos eixos estratégicos do programa e atualmente está conectado com o Proirriga, uma linha de crédito que só para a safra atual disponiblizou mais de R$ 1,5 bilhão.
“O que temos que fazer agora é levar essa linha de crédito para mais produtores irrigantes para que eles acessem, e também contemplar itens financiáveis dentro dessa linha”, contou Cintra.
Acesso ao programa
Os produtores rurais podem ter acesso ao Programa através de associações.
“É a forma como o Mapa vai agir. Mais fácil de trabalhar com associações porque quando você tem gargalos em determinados aglomerados de alguma região específica, esses gargalos acometem todos aqueles produtores irrigantes”, finalizou.