
As fortes estiagens nos últimos anos têm castigado muito os produtores paulistas, acarretando prejuízos bilionários a toda a cadeia.
Para tentar minimizar esses impactos e ampliar a área irrigada em São Paulo, o Governo do Estado pretende anunciar nos próximos meses um plano de irrigação.
Projeto para São Paulo
Para conhecer mais sobre essas tecnologias, o Secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Guilherme Piai, e seus assessores, foram até Omaha, localizada no estado americano do Nebraska, visitar a sede global da Lindsay Corporation, empresa especializada em irrigação e infraestrutura de água, com atividades no Brasil desde 2002.
Durante a visita, o secretário juntamente com sua equipe abordou tópicos importantes, como o plano estadual de irrigação para São Paulo, que tem a meta de ampliar em mais de 2 milhões de hectares de terras agrícolas irrigadas no Estado. Atualmente a irrigação cobre apenas 6% da área de plantio e, para 2030, a meta é atingir 15%.
De acordo com Piai, o plano contempla uma linha de crédito para os agricultores com recursos para aquisição de implementos, além de apoio técnico dos institutos de pesquisa ligados à Secretaria.
“Irrigação é prosperidade, diminuição de custo e segurança de produção, uma ferramenta muito eficiente diante das mudanças climáticas. Isso é uma prioridade do Governo do Estado de São Paulo. Soluções tecnológicas da Lindsay podem ajudar a conservar recursos hídricos preciosos e impulsionar a excelência operacional”, destacou.
Para Bruno Kiep, gerente de produto na Lindsay, foi muito importante receber a visita na sede da empresa dos representantes da secretaria de agricultura de São Paulo.
“Tivemos a oportunidade de apresentar toda a capacidade que a tecnologia da irrigação tem para o Brasil e para os nossos agricultores para aumentar efetivamente a produção”, finalizou Kiep. As informações são da assessoria de imprensa da Lindsay Corporation.