Sistemas integrados trazem diversificação de renda e vantagens ambientais

Para os produtores que quiserem começar a colocar os sistemas integrados em prática, o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, Dr. Alberto Bernarde recomenda que procure um técnico especializado

Em entrevista ao Planeta Campo, o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, Dr. Alberto Bernarde, destacou os benefícios dos sistemas integrados na produção agropecuária.

De acordo com ele, os sistemas integrados permitem a diversificação de renda, pois possibilitam a produção de diferentes produtos em uma mesma área. Além disso, eles oferecem vantagens ambientais, pois contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa e a conservação do solo.

“Eles permitem que o produtor tenha mais renda, porque ele pode produzir mais de um produto na mesma área. Isso é importante para a sustentabilidade da produção, porque diminui a necessidade de abrir novas áreas”, disse o pesquisador.

Vantagens ambientais

Sistemas Integrados

Foto: Embrapa

Os sistemas integrados também oferecem vantagens ambientais, pois contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Isso ocorre porque os sistemas integrados ajudam a capturar carbono da atmosfera e armazená-lo no solo.

“Esse sistema ajuda a recuperar a vegetação nativa, que é um grande estoque de carbono. Isso é importante para a mitigação das mudanças climáticas”, disse o Dr. Bernarde.

Além disso, essa técnica contribui para a conservação do solo. Isso ocorre porque os sistemas integrados ajudam a melhorar a estrutura do solo, o que o torna mais resistente à erosão.

“Os sistemas integrados ajudam a manter a cobertura do solo, o que é importante para a conservação da água e da biodiversidade”, disse o Dr. Bernarde.

Para o produtor que quiser começar a colocar um sistema integrado em prática, o Dr. Bernarde recomenda que procure um técnico especializado.

“Eles não são triviais, pois envolvem a junção de agricultura com pecuária e, muitas vezes, o reflorestamento. É necessário unir todos esses conhecimentos”, disse o pesquisador.