Dia Mundial da Água: tecnologia é capaz de economizar até 99% de água em cultivos do agro
Conheça a técnica de “floating” que permite uma produtividade de hortaliças 12,5 vezes maior do que o comum
O Dia Mundial da Água é celebrado hoje (22). Um dos recursos mais importantes para a agricultura, a água pode se tornar escassa diante dos desafios climáticos atuais. Porém, uma técnica pode auxiliar o produtor rural a economizar esse bem tão precioso.
A Verdureira, empresa de saladas prontas para consumo no Brasil, implementou a técnica de Deep Water Culture (DWC), conhecida como “floating”, que utiliza 99% menos água do que o cultivo tradicional no solo e aumenta a produtividade em 12,5 vezes.
Tecnologia de ponta para menor gasto de água
A Verdureira é a primeira empresa no Brasil a aplicar o “floating” em grande escala. As hortaliças são cultivadas em piscinas com raízes imersas em solução nutritiva oxigenada.
Essa técnica, que utiliza piscinas hidropônicas para o cultivo, apresenta uma série de benefícios significativos em comparação com os métodos tradicionais de cultivo no solo.
Uma das principais vantagens do “floating” é a economia de água, com uma redução de 99% em comparação com o cultivo tradicional no solo. Além disso, a produtividade é 12,5 vezes maior, proporcionando uma colheita de hortaliças frescas que podem ser entregues em até 24 horas, preservando seus nutrientes e sabor.
Para dominar essa técnica inovadora, a Verdureira investiu em desenvolvimento e inovação, realizando testes e experimentos em uma piscina piloto, buscando inspiração e conhecimento na Holanda por meio de benchmarking com especialistas e desenvolvendo máquinas e tecnologias customizadas no Brasil. Além disso, criou uma estação de tratamento de água para manter a solução nutritiva balanceada, garantindo o sucesso da produção.
O impacto positivo na produção e no meio ambiente é evidente. A Verdureira produz 39 toneladas de hortaliças por mês com o “floating”. Além disso, as hortaliças cultivadas dessa forma são maiores, mais resistentes e nutritivas, enquanto o impacto ambiental da produção agrícola é reduzido.