Uberlândia inaugura centro de inovação para transformar lodo de esgoto em fertilizante
A previsão é que a primeira planta industrial para a produção de biocombustíveis e fertilizantes a partir do lodo de esgoto seja construída em Uberlândia em 2025
A cidade de Uberlândia, segunda maior cidade de Minas Gerais, inaugurou nesta quinta-feira (25) o Centro de Inovação em Sustentabilidade (CIS), um espaço dedicado à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o tratamento de esgoto e a gestão de resíduos.
Uma das principais prioridades do CIS é a transformação do lodo de esgoto em fertilizante e combustível. O lodo é um subproduto do tratamento de esgoto que, tradicionalmente, é destinado a aterros sanitários.
No entanto, o processo de pirólise, que consiste na degradação termoquímica na ausência de oxigênio, permite que o lodo seja convertido em produtos úteis para a agricultura e a aviação.
O estudo piloto realizado pelo CIS mostrou que é possível obter, por meio da pirólise, biocarvão, que pode ser usado como fertilizante organomineral, e óleo de pirólise, que pode ser utilizado como biocombustível.
O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, destacou a importância do CIS para o desenvolvimento sustentável da cidade.
“Este centro é um marco para Uberlândia e para o Brasil. Ele representa um avanço importante na nossa luta contra a poluição e na busca por soluções inovadoras para o tratamento de esgoto”, afirmou.
O CIS conta com um laboratório, onde está instalado o protótipo desenvolvido para a realização de pirólise em pequena escala. O local também conta com sala de treinamento para demonstrações e visitações de estudantes, professores ou profissionais ligados ao setor de pesquisa, inovação e sustentabilidade.
A previsão é que a primeira planta industrial para a produção de biocombustíveis e fertilizantes a partir do lodo de esgoto seja construída em Uberlândia em 2025.