Aplicativo rastreia origem e condições da carne produzida no Brasil
Basta digitar o código de inspeção sanitária e o aplicativo revela a origem da carne e os riscos associados à cadeia de abastecimento
Embora o número de vegetarianos e veganos não pare de crescer no Brasil, a maioria da população ainda consome carne. Dessa maioria, muitos se preocupam com a origem do produto disponível no mercado.
A cadeia que produz e processa carne no país é imensa. E, ainda que boa parte dos produtores observem as boas práticas sanitárias, ambientais e de bem-estar animal, a pecuária é responsável pela maior parte do desmatamento presente no país. Além disso, ainda existem questões como o trabalho análogo à escravidão, queimadas irregulares e descumprimento das regras sanitárias.
Por conta disso, foi criado o projeto Do Pasto ao Prato. O aplicativo conta com dados coletados pelos usuários para melhorar a transparência e ajudar o consumidor a identificar a origem do produto. Para saber mais sobre a carne e fazer escolhas mais conscientes, basta digitar o código de inspeção sanitária e o aplicativo revela a origem da carne e os riscos associados à cadeia de abastecimento.
Toda vez que o usuário acessa o aplicativo, ele contribui com dados sobre a origem e destino final das carnes vendidas nos supermercados do país. Esses dados fazem parte de um banco de dados inédito que gera novos insights importantes sobre o funcionamento do mercado doméstico. Dessa forma, a sociedade tem mais informações sobre o segmento que fornece cerca de 80% de sua produção ao mercado nacional.