Atitude exemplar: produtora investe em bem-estar animal para aumentar a produtividade
A prática requer prevenção de doenças, tratamento veterinário, abrigo, manejo e nutrição apropriados além de manejo adequado.
Nesta sexta-feira (26), o programa Planeta Campo estreou um novo quadro: Eu sou Planeta. O que isso significa? significa ser exemplo de produção e comprometimento com o futuro e também com o planeta. Isso porque é possível ser produtivo e sustentável.
A complexidade e a urgência de se implantar, cada vez mais, práticas que promovam a sustentabilidade ambiental e econômica de forma concomitante é uma discussão crucial.Neste compasso, ouvir produtores rurais como exemplos de sucessos é primordial e inspirador.
Quem encabeça a lista é a produtora rural Carmen Perez, referência em bem- estar animal. “Eu sempre fui muito apaixonada por animais. O professor Mateus Paranhos da Costa é o meu orientador. Ele fala que o bem-estar animal é o elemento central da sustentabilidade. Precisamos dos animais bem, das pessoas e do meio ambiente. Quando entendemos a importância do comportamento, convivemos mais em harmonia ”, disse.
Bem-estar animal
Esse conceito diz respeito ao estado em que os animais se encontram quando são mantidos dentro da sua zona de conforto. Tal concepção surgiu nos anos 1960, com estudos voltados para o aumento da produção de leite, mas as estratégias têm se estendido para todos os setores de criação.
O tema surgiu devido à pressão dos consumidores em saber a procedência e a qualidade dos produtos que colocavam à mesa. Porém, o assunto vem sendo amplamente discutido não somente pelo mercado, como também pelo próprio meio produtivo, que soube valorizar e aproveitar os benefícios da iniciativa.
Indicativos
Bem-estar animal indica como um animal está lidando com as condições em que vive. Um animal está em bom estado de bem-estar (quando indicado por evidência científica) se estiver saudável, confortável, bem nutrido, seguro, for capaz de expressar seu comportamento inato, e se não está sofrendo com estados desagradáveis, tais como dor, medo e angústia.
A prática requer prevenção de doenças e tratamento veterinário apropriados, abrigo, manejo e nutrição apropriados, manipulação e abate. Bem-estar animal refere-se ao estado do animal, o tratamento que o animal recebe é coberto por outros termos, tais como cuidado animal, criação e tratamento humanitário.
Confira o programa na íntegra: