Energia fotovoltaica pode diminuir custos nas granjas
Existem linhas de crédito facilitadas que ajudam o produtor a custear a instalação das placas
Segundo dados do estudo Tracking SDG 7: The Energy Progress Report (2021) são 759 milhões de pessoas sem acesso à energia elétrica no mundo. Não adianta negar, ela é necessária.
O que talvez muitos não saibam, é que a produção e o uso de energia elétrica afetam o planeta. A geração de energia é o setor principal na emissão dos gases de efeito estufa. Inclusive, novas alternativas simples e sustentáveis têm sido uma solução que também alivia o bolso para aqueles que dependem dela, principalmente no campo.
Redução custos
O avicultor Éder Recanelli adotou a energia fotovoltaica para diminuir custos nas granjas que ele tem em Amparo, interior de São Paulo. “Essas placas fotovoltaicas captam a energia do sol, são transferidas para inversores, que são equipamentos que vão fazer a transformação da energia captada aqui do sol para a energia solar efetivamente.”
Recanelli conta que antes das placas, os gastos com energia passavam de dois mil reais. Hoje, esse valor não chega aos cento e vinte. “No nosso setor, o consumo de energia elétrica está entre os nossos maiores custos de produção. Então isso foi uma forma que a gente encontrou de reduzir esses custos para viabilizar a produção e termos custos de produção melhores” , disse.
De acordo com o produtor, existem vantagens em adotar a tecnologia em um aviário. “A energia elétrica em um aviário é o segundo maior custo do produtor. Com a energia fotovoltaica ele consegue baixar esse custo e ter uma rentabilidade melhor”, afirmou.
Linhas de crédito
O supervisor da agropecuária, Anderson Milani, explicou que existem linhas de crédito facilitadas que ajudam o produtor a custear a instalação das placas.“É um investimento que vai gerar um bônus que é abatido mensalmente nas contas de energia do produtor. No caso desse produtor aqui, ele zerou a conta de energia dele. Com o dinheiro que ele estaria pagando a conta de energia mensal, ele vai pagar o financiamento”,detalhou.
A luz solar é uma energia limpa. No aviário do Éder os raios solares captados em dias ensolarados são mais do que suficientes para atender a demanda de consumo de energia da propriedade. “O sol está disponível pra gente o tempo todo. Também é uma forma de economizar recursos, né? Além de gerar uma energia extremamente limpa, né?”, finalizou.