Bactérias transformam efluentes em fertilizantes
Considerada uma das alternativas mais econômicas e eficientes para a degradação da matéria orgânica, nesse processo ocorre a ação de agentes biológicos como bactérias, protozoários e algas.
Efluentes líquidos industriais biodegradáveis, sanitários, chorume, líquidos oriundos de fossa séptica e caixa de gordura são tratados pelo processo biológico. Considerada uma das alternativas mais econômicas e eficientes para a degradação da matéria orgânica, nesse processo ocorre a ação de agentes biológicos como bactérias, protozoários e algas. Essa degradação pode ocorrer por meio do tratamento biológico aeróbio ou anaeróbio. Ao final, o efluente tratado retorna aos rios ou é reaproveitado como água de reúso.
Você sabia que dá para transformar o lodo gerado no tratamento de esgoto em fertilizante orgânico composto para a agricultura? Assim, descarta a possibilidade do aterro sanitário e é importante também para a economia circular. No programa Planeta Campo desta sexta-feira, o engenheiro agrônomo e responsável técnico da Tera Ambiental, Fernando Carvalho Oliveira, deu detalhes desse processo. “Normalmente, os esgotos sanitários que são gerados nas cidades são destinados às estações para tratamento. Nós utilizamos bactérias que são capazes de tratar e respirar as impurezas contidas nos esgotos”, disse.
O especialista explicou que benefício com a iniciativa é duplo: para o meio ambiente e também para o produtor, pois o material após o tratamento pode ser usado como fertilizante.
Assista o programa na íntegra: