Bioeconomia tem espaço garantido na 43ª Expoagro Amazonas
Visitante poderá adquirir produtos como castanhas, cacau, açaí e guaraná.
A 43ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) teve início na última quinta-feira (9), no Kartódromo da Vila Olímpica de Manaus, no Amazonas. Uma das novidades da feira é o Espaço da Bioeconomia, onde o visitante encontrará produtos da sociobiodiversidade e poderá participar de uma agenda diversificada com seminários, rodas de conversa e outras atividades.
Com o objetivo de promover uma verdadeira troca de saberes, a programação do espaço conta com a realização do II Seminário de Bioeconomia, além de gincanas e atividades educativas, exibição de vídeos, apresentações artísticas e atividades da Rádio Floresta – uma iniciativa voltada à inserção de jovens na área da comunicação.
O estande possui uma área total de 100m² composta por diferentes ambientes. Um deles é a Cozinha da Bioeconomia, que receberá o ecochef Luizi Viana e convidados para a apresentação de dicas e receitas da gastronomia regional, focadas no aproveitamento integral de alimentos e no uso de produtos da sociobiodiversidade.
No ambiente, o visitante também poderá conferir a Vitrine da Bioeconomia, com a exposição de produtos da sociobiodiversidade, e a Vitrine das Startups, com a exposição de produtos e serviços baseados no desenvolvimento de soluções inovadoras.
O Espaço Bioeconomia conta com o patrocínio do projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor, desenvolvido no âmbito da parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. A iniciativa é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Agricultura Familiar
Outra espaço de destaque da 43ª Expoagro Amazonas é a Feira da Bioeconomia. No local, o visitante poderá adquirir produtos oriundos da agricultura familiar beneficiados a partir da castanha-da-amazônia, do cacau, do pirarucu, do guaraná, do açaí, da andiroba, da copaíba, do cupuaçu, do tucumã, além de frutas regionais, verduras orgânicas e outros.
O estande conta com 15 expositores dos municípios de Manaus, Beruri, Novo Airão, Nova Olinda do Norte, Lábrea, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Tapauá, Itacoatiara, Silves, Tefé, Parintins e Maués, todos do estado do Amazonas.
Dentre os expositores está a produtora de guaraná orgânico do município de Maués (AM), Ednamar Viana, que integra a Associação dos Agricultores Familiares do Alto Urupadi (AAFAU). “É de suma importância para mim como produtora e para a associação ter essa oportunidade de poder estar nesse evento para expor nossos produtos, o guaraná em bastão e o guaraná em pó. É uma porta que se abre para novos mercados através da bioeconomia e, assim, vamos poder trazer melhores condições de vida para nossa população que vive ali na floresta”, afirma.
A produtora de cacau selvagem Dinorá Figueiredo, do município de Nova Olinda do Norte (AM), também participa da Feira da Bioeconomia e destaca que, além de comercializar produtos, o evento é uma oportunidade de trocar experiências com outros participantes. “Vamos aprender e ensinar um pouco do que a gente sabe”, ressalta a agricultora.