
Uma grande empresa suíça de chocolates fechou um acordo com a Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana) para apoiar a redução de emissões de gases de efeito estufa.
A iniciativa acontece através da compra de créditos de carbono que serão gerados após medidas de mitigação do impacto climático das atividades. O superintendente da Socicana, Rafael Kalaki, participou do programa Planeta Campo desta segunda-feira (17).
Para o representante da Associação, a parceria causa ansiedade. “Temos procurado subsídios para que os nossos produtores tenham os serviços ambientais valorizados. Uma dessas alternativas é a própria geração e comercialização de créditos de carbono. A empresa suiça irá nos fornecer uma consultoria. Assim, irá auxiliar na busca de ações para obtenção desses créditos”, disse.
Kalaki afirmou ainda que não há um volume preestabelecido de emissões a serem mitigadas. Ainda não foram definidos os protocolos para mitigação das emissões de gases. Pode ser que aconteçam através da substituição de fertilizantes nitrogenados e de agroquímicos, diminuição do consumo de diesel, aumento da absorção de carbono pelo solo e recuperação de vegetações nativas.
Os associados da Socicana interessados em participar receberão apoio técnico da empresa estrangeira para a definição das estratégias de ação.
Assista o programa na íntegra: