Ferramenta gratuita calcula emissões de carteiras de investimento
A ferramenta facilita a implementação da metodologia PCAF , contribuindo para a transição para uma economia de baixo carbono
A Investidores pelo Clima (IPC), uma iniciativa de investidores climáticos, anunciou o lançamento da versão 2.0 de sua ferramenta de cálculo de emissões em parceria com o DEEP. Com esta atualização, os investidores brasileiros terão acesso a dados de maior qualidade sobre as emissões de gases de efeito estufa (GEE) das empresas listadas.
A ferramenta é gratuita e facilita a implementação da metodologia PCAF (colaboração internacional entre bancos, com foco em desenvolver uma metodologia para mensurar e divulgar as emissões de carbono geradas pelas atividades financiadas pelas instituições), contribuindo para a transição para uma economia de baixo carbono e permitindo que as instituições financeiras tenham uma estimativa inicial do risco climático associado às suas carteiras de investimentos.
“A ferramenta representa um marco significativo para os investidores avançarem em suas análises e planejamentos climáticos. A parceria com o DEEP é estratégica para o IPC, fortalecendo nossa missão de fomentar o mercado, oferecendo dados de melhor qualidade para análise de portfólio”, destaca Marina Briant, Gerente de Programas da NINT.
Por meio da ferramenta, os investidores podem começar a avaliar a pegada de carbono de seus portfólios (tCO2eq/R$) — o primeiro passo para estabelecer metas de redução e neutralização das emissões financiadas.
Nesse sentido, a ferramenta apoia a tomada de decisão e facilita a descarbonização do portfólio. Esta atualização da ferramenta IPC fornece aos investidores recursos aprimorados para avaliar os riscos relacionados ao clima e alinhar seus investimentos com as metas de sustentabilidade. Ao oferecer acesso a dados de emissões mais precisos, ele capacita as instituições financeiras a tomar decisões informadas e promover mudanças positivas em direção a um futuro de baixo carbono.
A Investidores pelo Clima (IPC) é uma iniciativa liderada pelo NINT com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS). O movimento começou em outubro de 2019 e hoje reúne um grupo diversificado de investidores profissionais brasileiros com mais de R$ 2,5 trilhões em ativos sob gestão.