
Ao longo dos dias da COP30, evento que teve início nesta segunda-feira (10) em Belém (PA), o Hub Amazônia funcionará como principal ponto de encontro dos estados amazônicos.
O encontro destacará o protagonismo da região nas soluções para o clima e o desenvolvimento sustentável.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Com mais de 100 painéis e reuniões bilaterais, o espaço reunirá lideranças políticas, instituições internacionais, sociedade civil e comunidade científica. Dessa forma, o objetivo é trabalhar em torno da construção de um futuro verde e inclusivo, impulsionado pela força e diversidade da Amazônia.
Na sequência, na manhã desta segunda-feira (10), os governadores dos nove estados amazônicos participaram da abertura oficial dos espaços do Consórcio da Amazônia Legal na Zona Azul da COP30. Durante o evento, foram apresentadas as principais entregas do Consórcio. Em particular, o destaque ficou para a Estratégia Amazônia 2050, que define uma visão de longo prazo para o desenvolvimento sustentável e integrado da região.
Entre as iniciativas apresentadas está o projeto “Amazonas Escolar”, que transforma resíduos plásticos em blocos para a construção civil, uma tecnologia que remove materiais poluentes do meio ambiente e os converte em soluções habitacionais sustentáveis. Além disso, a proposta une gestão de resíduos, moradia digna e economia circular. Portanto, o projeto reflete o compromisso da Amazônia com a transição ecológica e a justiça climática.
As informações são da Agência Brasil.