INOVAÇÃO

Rede de inteligência conecta ciência e agricultura para enfrentar mudanças climáticas

Iniciativa reúne centros de pesquisa e consultorias para apoiar políticas públicas e soluções sustentáveis

Agricultura
Foto: Pixabay

O Brasil anuncia hoje a criação da Rede de Inteligência em Agricultura e Clima (Riac), projeto que reúne think tanks (organizações que realizam estudos), universidades e entidades de pesquisa com o objetivo de fortalecer soluções climáticas no setor agropecuário.

A iniciativa, que chega em um momento estratégico antes da COP30, busca centralizar dados, pesquisas e tecnologias voltadas para a agricultura tropical regenerativa. Entre os parceiros estão o Insper Agro Global, FGV Agro, Fundação Dom Cabral, Ipan e a Agroicone.

O sócio-diretor da Agroicone, Rodrigo Lima, destaca que a rede visa apoiar políticas públicas e fomentar o debate científico sobre mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

“A agricultura tropical oferece soluções para descarbonização do uso da terra, energia e biocombustíveis. A COP30 tem a oportunidade de reconhecer o papel da agricultura no mundo inteiro”, afirma.

A plataforma centralizará informações de diferentes instituições e permitirá que outros países e redes compartilhem conhecimentos, promovendo inovação contínua, tecnologia e acesso a financiamento.

Sair da versão mobile